{Resenha} Um De Nós Está Mentindo - Karen M. McManus



Autor(a): Karen M. McManus
Editora: Galera Record
Ano: 2018
Páginas: 384
ISBN: 9788501112521
Onde comprar: Saraiva | Amazon

Sinopse: Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.

Assim que iniciei a leitura de "Um de Nós Está Mentindo" e me deparei com um diálogo que ocorria nos corredores de um colégio, me senti um pouco desanimada com o contexto da narrativa mas, assim que percebi sobre o que o livro realmente se tratava, criei um novo fôlego, certa de que esse não seria só mais um livro de adolescentes com típicos problemas do colegial.

O livro "Um de Nós Está Mentindo", da autora Karen M. McManus, conta a história de cinco adolescentes de personalidades completamente diferentes: Bronwyn é a gênia, Addy, a perfeita e popular, Cooper, o atleta, Nate, o criminoso e Simon, o excluído. A única coisa que eles têm em comum é o local onde estudam e assim seguem suas vidas, focados em seus objetivos ou na completa falta deles.

galera record, karen m. mcmanus, resenha, um de nos esta mentindo,

As coisas poderiam seguir por esse rumo até o fim do colegial se um pequeno acidente não acabasse por reunir esses cinco jovens na sala de detenção. Todos sabiam que não deviam estar ali, que alguém tinha armado para que eles fossem para a detenção, e estavam bastante empenhados em descobrir quem poderia ter feito aquilo quando o segundo e maior acidente do dia acontece, sendo sua consequência ainda pior que uma detenção: Simon, está morto.

"Sejamos francos: todo mundo no Colégio Bayview odiava Simon. A diferença é que eu tive coragem suficiente para fazer algo a respeito disso."

Não demora muito até que a morte de Simon seja questionada e se chegue à conclusão de que não foi acidental. Dessa forma, Bronwyn, Addy, Cooper e Nate passam a ser considerados os principais suspeitos do ocorrido, embora todo o colégio tivesse motivos suficientes para desejar Simon morto.

Simon era daquele tipo que não se encaixa em grupo algum e, quanto mais excluído ele estava, mais ele sentia a necessidade de fazer parte de algo, de ser popular. Porém, a única forma que Simon encontrou de ter o mínimo de reconhecimento possível, foi criando o aplicativo Falando Nisso, onde ele postava o segredo de todas as pessoas do colégio.

Quando a polícia tem acesso ao painel administrados do Falando Nisso, eles descobrem que a notícia que seria postada um dia após a morte de Simon trazia revelações da vida íntima dos quatro jovens que estavam com ele durante seus últimos momentos de vida. Assim, BronwynAddyCooper Nate, depois de terem passado por uma situação pra lá de traumática, se encontram diante de uma avalanche de interrogatórias policiais e julgamentos dos outros alunos da escola.

galera record, karen m. mcmanus, resenha, um de nos esta mentindo,

Uma das partes que mais gostei no livro é a forma como, a partir dos interrogatórias, a real personalidade de cada um vai sendo revelada e os esteriótipos vão sendo desconstruídos. De forma inteligente, todas as informações são salpicadas em doses homeopáticas durante a narrativa e, mesmo assim, não deixam de ser revelações surpreendentes no final.

"O que aconteceu com Simon não é culpa dele. Se as pessoas não fizessem babaquices às escondidas, o Falando Nisso nem teria existido."

Durante a narrativa, é inevitável que os quatro jovens que dão vida a trama acabem não se aproximando e é muito legal ver como essa aproximação se dá, em especial por serem relatadas em pontos de vistas diferentes já que, cada capítulo do livro é narrado por um deles.

galera record, karen m. mcmanus, resenha, um de nos esta mentindo,

O livro ainda acaba trazendo à tona toda a questão sobre quem realmente somos e quem aparentamos/fingimos ser perante a sociedade e a cobrança familiar. A todo momento fica claro o quanto isso afeta os jovens e quais são as consequências que esse tipo de pressão pode causar.

"Se eu contar sobre Kris para ele, os dezessete anos que passei sendo o filho perfeito irão sumir num instante. O Pai jamais olharia pra mim da mesma maneira (...) embora eu seja suspeito de assassinato (...) Com isso ele consegue lidar."

Em suma, o livro "Um de Nós Está Mentindo" é surpreendente em todos os aspectos e toca em pontos muito importantes,  não só do mundo adolescente em um contexto escolar, mas também da sociedade como um todo.

galera record, karen m. mcmanus, resenha, um de nos esta mentindo,

Quando finalizei a leitura eu só tinha certeza de duas coisas: (1) tinha valido muito a pena ler esse livro e (2) eu queria pra já me tornar amiga de BronwynAddyCooper Nate.

"As pessoas descobrem quem são seus verdadeiros amigos quando coisas assim acontecem."
28 comentários via Blogger
comentários via Facebook

28 comentários

  1. Nossa que forte, né? Quando comecei a ler a sinopse também senti que não me agradaria, mas o desenrolar da história foi me conquistando e acabei por gostar :)

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu gostei da resenha,a história é bem interessante. Já coloquei na lista de leitura!

    ResponderExcluir
  3. que resenha incrível linda, confesso que sou mais apaixonada por livros de romance, mas esse livro me deixou bastante curiosa, gostei bastante da capa.
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana sua resenha, eu nao conhecia essa leitura . Parece bem envolvente e uma ótima premissa.

    ResponderExcluir
  5. O livro tem uma história de mistério em relação ao assassinato, esse é um tipo de livro que deixa o leitor preso na história até o fim, fiquei mega curiosa pra saber o final da história, quem será o assassino, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Isso me deixou presa até a última página do livro.

      Excluir
  6. Cara, esse livro tava na minha lista, desde que saiu vi alguns booktubers falando sobre. Ainda não li, mas quero. Quero muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tinha visto uma galera falando dele e fiquei super afim de ler. Gostei bastante!

      Excluir
  7. Eita que eu to louca pra saber quem assassinou o Simon! Esse tipo de história sempre tem um desfecho impressionante e surpreendente! Adorei a sua resenha, compartilhou muito bem a essência do livro, com certeza irei ler também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é bem impressionante, cheio de reviravoltas. Fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  8. Quando li a sinopse eu já fiquei atraida com a história.
    Gosto de tramas nesse estilo, pq me faz estudar o perfil de cada personagem, e ir me apaixonando cada vez mais pela história.

    Vou assisitir hoje mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito legal analisar os personagens e tentar descobrir o que realmente aconteceu.

      Excluir
  9. Que história bem interessante, gostei muito da sua resenha!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, como vi? Confesso que aainda nao conhecia, mas eu gostei bastante dessa resenha, a historia me encantou

    ResponderExcluir
  11. Adorei a trama, e já estou procurando esse livro no google, quero muito saber o desfecho!

    ResponderExcluir
  12. Oi
    adorei a resenha,uma história muito boa e interessante,vou indicar para meu filho que agora está no mundo da leitura.

    ResponderExcluir
  13. Preciso confessar que já estou aqui louca por essa leitura! Deve ser ótima mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Estou martelando a cabeça pois não consigo encontrar palavras que descrevam o que senti quando li esse livro kkkkkkkkkkkkkk ele é maravilhoso! Mas não consigo me expressar com ele. Está parado nos meus rascunhos há meses e ainda não consegui uma forma de extraí-los.. Mas vou chegar lá.
    A leitura é muito boa né? E aquele final... Inacreditável

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura é boa mesmo! Final maravilhoso. E aquelas reviravoltas? Achei que também teria trabalho em escrever a resenha dele, mas acabei escrevendo de uma vez só, num tiro. hauhauha Às vezes temos dificuldade mesmo. Espero que consiga escrever. <3

      Excluir