{Blogosfera} Como Retirar o Navbar do Blogger

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vim falar um pouquinho sobre a indesejável navbar. Elas são aquelas "barrinhas" padrão da plataforma Blogger que insistem em aparecer no topo do nosso layout. Ultimamente tenho visto muitos blogs com o navbar presente o que, cá entre nós, não é nada bonito. Não sei se mais pessoas ficam incomodadas com essa barrinha, ou se realmente tem dificuldade em retirá-las do layout, mas eu me lembro o quanto tive trabalho para removê-la quando comecei a usar o Blogger alguns anos atrás.

Esse pode até parecer um tutorial bobo mas, por mais simples que seja, espero ajudar quem está chegando na blogosfera e deseja se livrar da navbar. Então agora chega de blá blá blá e vamos ao que interessa:

blogosfera, navbar, excluir navbar do blogger

Para desativar o navbar basta você ir em Layout, encontrar o Gadget Navbar, clicar em Editar > Desativado e Salvar.

blogosfera, navbar, excluir navbar do blogger

blogosfera, navbar, excluir navbar do blogger

Depois de concluir esses passos o Navbar não irá mais aparecer em seu blog, porém seu código continuará no layout. O passo a seguir não é obrigatório para retirar o navbar do Blogger, mas desocupa espaço do seu código HTML, além de excluir definitivamente o Navbar do seu layout, em vez de apenas desativá-lo.

Esse passo não afeta a estrutura do seu blog porém, caso você não tenha experiência com o código HTML, é bom ter cuidado. Não esqueçam também de sempre fazer o backup do seu modelo antes de qualquer edição.

1º Passo: Vá em Tema > Editar HTML

2º Passo: Clique dentro do seu código e em seguida dê Ctrl+F, na barra de pesquisa busque por Navbar ou clique em Ir para um widget e escolha Navbar1. Deverá aparecer um código como o que está abaixo. Exclua-o de <b:section ... a ... </b:section>

<b:section class='navbar' id='navbar' maxwidgets='1' name='Navbar' showaddelement='no'>
    <b:widget id='Navbar1' locked='true' title='Navbar' type='Navbar'>...</b:widget>
  </b:section>

3º Passo: Salve o modelo. Agora o Navbar está excluído definitivamente do seu layout.

Super fácil, não é?! Agora não tem mais motivo para continuar com essa barrinha incômoda no seu blog. Curtiram? Não deixem de comentar o que acharam. Beijos e até a próxima!
15 comentários via Blogger
comentários via Facebook

15 comentários

  1. Dicas simples e fácil, mas muita gente não sabe, adorei

    ResponderExcluir
  2. olá!
    Adorei a dica, realmente não é nada bonita a navbar. Vou ver se meu blog tem e vou tirar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bonita mesmo. Sempre que mexo no blog e ela aparece eu trato de retirar rapidinho hauha

      Excluir
  3. oi!
    Que dica otima :D eu adorei e vou fazer isso no meu blog ;)

    ResponderExcluir
  4. uma super dica, com certeza vai ajudar muitas pessoas.
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca gostei da navbar, não sei porquê, mas sempre tiro. Ótima dica! Beijo
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  6. Dica ótima! Fica muito melhor sem ela! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Muito bom essa dica para quem não sabe tirar essa opção. Eu particularmente acho desnecessário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem desnecessários sim, além de estragar todo e qualquer template.

      Excluir
  8. Excelente explicação. Realmente sem a nav fica muito mais clean o visual do blog!

    ResponderExcluir