{Resenha} Ainda Sou Eu - Jojo Moyes



Autor(a): Ainda Sou Eu
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 400
ISBN: 9788551002810
Onde comprar: Saraiva | Amazon

Sinopse: Sequência dos romances "Como Eu Era Antes de Você" e "Depois de Você", que arrebataram o coração de milhares de fãs, "Ainda Sou Eu" conta, pela perspectiva delicada e bem-humorada de Lou Clark, uma história comovente sobre escolhas, lealdade e esperança.
Lou Clark chega em Nova York pronta para recomeçar a vida, confiante de que pode abraçar novas aventuras e manter seu relacionamento a distância. Ela é jogada no mundo dos super-ricos Gopnik - Leonard e a esposa bem mais nova, e um sem-fim de empregados e puxa-sacos. Lou está determinada a extrair o máximo dessa experiência, por isso se lança no trabalho e, antes que perceba, está inserida na alta sociedade nova-iorquina, onde conhece Joshua Ryan, um homem que traz consigo um sopro do passado de Lou.
Enquanto tenta manter os dois lados de seu mundo unidos, ela tem que guardar segredos que não são seus e que podem mudar totalmente sua vida. E, quando a situação atinge um ponto crítico, ela precisa se perguntar: Quem é Louisa Clark? E como é possível reconciliar um coração dividido?

Quem leu o livro "Depois de Você", sequência do aclamado "Como Eu Era Antes de Você" da autora Jojo Moyes, deve se lembrar muito bem de seu desfecho, quando Louisa Clark segue para a cidade de Nova York a trabalho, levando na mala incertezas e a tentativa de um namoro à distância. O livro "Ainda Sou Eu" nos conta justamente as aventuras e desventuras vividas por Lou nessa nova fase de sua vida.

Diferente de seu antigo trabalho com Will Traynor, dessa vez, Lou não irá se encarregar de ser uma companhia com alguns cuidados especiais de enfermeira, mas sim de assistente pessoal. A função de Lou é acompanhar Agnes, a Sra. Gopnik, em seus afazeres diários e estar sempre a par de sua agenda de compromissos. Além disso, Lou precisa aprender a lidar com o temperamento conturbado de sua nova chefe e saber os momentos certos em que precisa estar por perto ou distante.

resenha, jojo moyes, ainda sou eu, como eu era antes de você, intrinseca, resenha jojo moyes, resenha ainda sou eu

Apesar do desafio, não demora muito para que, com suas artimanhas, Loiusa pegue o ritmo da cidade e da nova família para qual trabalha, aprendendo a guardar segredos e conquistar a confiança dos mesmos, além de, claro, criar novas amizades e que amizades.

"Chegou a uma cidade que não conhecia e fez esse emprego, no meio de milionários e bilionários, funcionar para você, e arranjou amigos, criou essa coisa toda para você. As pessoas passam a vida inteira sem fazer um décimo disso que você conseguiu."

Não sei se a autora Jojo quis propositalmente passar através de sua escrita a sensação de mudança e, por que não, até mesmo de solidão. Se foi sua intenção, sem dúvidas conseguiu. Durante a leitura pude perceber o quanto a Lou se esforça para fazer esse trabalho dar certo e o quanto ela realmente amadureceu e está feliz, porém também fica bem claro para nós leitores a diferente do ambiente no qual ela está inserida.

Se tem uma coisa que estamos para lá de acostumados é com a presença da família maluquinha da Lou e de algumas pessoas que, no mínimo, se importam um pouco com ela. Porém dessa vez ela está sozinha em uma cidade nova e enorme, o que pode ser bem solitário. 

"Pensei em meu novo lar, em um prédio silencioso de talvez trinta pessoas, onde ninguém falava com ninguém, a não ser para reclamar sobre alguma pequena violação de sua própria paz."

resenha, jojo moyes, ainda sou eu, como eu era antes de você, intrinseca, resenha jojo moyes, resenha ainda sou eu

Lou passa por poucas e boas em "Ainda Sou Eu" e não poderia mesmo ser diferente. Em muitos momentos difíceis, nos quais desistir parece a melhor escolha, Lou se deixa guiar por Will e por tudo que ele havia lhe dito sobre se permitir e dizer sim para tudo.

Esse foi um dos fatos que mais me deixou dividida sobre o livro e, até o momento, não sei dizer se gostei ou não. A todo momento que Lou parecia estar seguindo em frente eu simplesmente pensava: "Poxa, já esqueceu de tudo que rolou com o Will?!" e quando o nome do Will surgia eu simplesmente pensava: "Caramba, Will de novo?" (risos)

Quem me acompanha aqui no blog sabe o quanto eu tinha medo de o livro "Como Eu Era Antes de Você" ter uma sequência, que dirá duas. Sempre fiquei receosa da história perder sua essência inicial. Mas no fim das contas acho que autora conseguiu equilibrar perfeitamente o Will como um personagem que foi de extrema importância para a Lou e que ela jamais irá esquecer ele por completo, mas que, ao mesmo tempo, está tudo bem seguir em frente.

resenha, jojo moyes, ainda sou eu, como eu era antes de você, intrinseca, resenha jojo moyes, resenha ainda sou eu

Eis que, quando pensamos que a vida da Lou está se ajustando, ela conhece Joshua, uma cópia do Will, durante um evento e, claro, isso mexe extremamente com ela. Eu confesso para vocês que durante todo o tempo eu simplesmente pensei que Joshua era um possível meio irmão de Will, tendo em vista que o Sr. Traynor não era exatamente um exemplo de fidelidade. Será que foi por esse caminho que a história se encaminhou?

"Ainda me sentia perturbada, ficava me perguntado quantos sósias de Will estariam andando por aí em diferentes países naquele momento."

Como havia comentado acima, em um primeiro momento o livro realmente passa um sensação de solidão da parte de Lou, mas a uma certa altura são construídas amizades maravilhosas e essa é simplesmente uma das coisa  que mais gostei no livro. 

resenha, jojo moyes, ainda sou eu, como eu era antes de você, intrinseca, resenha jojo moyes, resenha ainda sou eu

Dentre todas as sensações e emoções que vivenciei durante a leitura ainda tive um momento quase que filosófico quanto a Joshua. Por ele ser bem parecido com Will, até mesmo em algumas maneiras de agir, fiquei me perguntando se a Lou e o Will teriam realmente dado certo se tivessem a oportunidade, ou melhor, se eles sentiriam o mesmo que sentiram pelo outro caso Will não tivesse sofrido o acidente. Afinal, os dois eram de realidades completamente diferente.

Em geral, "Ainda Sou Eu" é um ótimo livro, principalmente para quem já é fã da história, da autora e principalmente da Lou. Ninguém sabe se ainda terá um quarto livro, mas acredito que "Ainda Sou Eu" fecha a trilogia com chave de ouro.
20 comentários via Blogger
comentários via Facebook

20 comentários

  1. Oi!!
    Eu adorei a resenha ☺ gosto de livros com essa tematica. Fiquei super curiosa ❤ preciso ler.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia o livro mais a história mexe um pouco com a gente, a autora Jojo Moyes soube surpreender nesse livro, e ela conseguiu mexer muito no emocional, se eu tiver a oportunidade de ler o livro vou querer ler, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que esses livros estão na minha lista já tem um tempo e ainda não consegui comprar pra ler! Eu gosto da pegada dos livros mas confesso que já li tantas criticas maravilhosas quanto as que não acharam tão bom assim, então fiquei meio na dúvida se lia ou não rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente gosto muito. O primeiro livro da trilogia, "Como Eu Era Antes De Você", foi o primeiro livro que li da autora e me surpreendi bastante. Acho que vai muito do estilo de livro que a pessoa curte ler.

      Excluir
  4. Fiquei com vontade de ler, parece uma ótima opção de leitura!!!
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  5. Deve ser bem difícil de se mudar, arranjar um novo emprego e ainda se sentir sozinha apesar de conseguir formas de se manter nessa nova cidade. Eu nunca li nenhum dos três, mas já tinha ouvido falar deles antes, fiquei com vontade de ler todos, porque o fato de ter continuidade me chamou a atenção. A tua resenha é gostosa de ler. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nati! Fico muito feliz em ler isso. <3 Realmente o fato do livro ter continuação é bem legal, amei acompanhar o amadurecimento dos personagens.

      Excluir
  6. Gostei bastante da resenha desse livro, vou procurar para ler, deve ser muito bom

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante dessa resenha, e acredito que ainda vou ler esse livro. Pena que estou com certa dificuldade em colocar em dia minhas leituras, mas sigo na medida do possível.

    ResponderExcluir
  8. Menina, preciso ler essa trilogia, e sua resenha me deixou com mais vontade ainda ❤️❣️😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! <3 Assim que puder dá uma lida. Essa história é incrível.

      Excluir
  9. O livro parece ser ótimo e ja gostei da capa dele. bjs Verônica

    ResponderExcluir
  10. Capa linda, ainda não terminei depois de você, mas adorei sua resenha, preciso desse Livro!

    ResponderExcluir