5 Livros... Baseados Em Histórias Reais

sinopse, livros baseados em histórias reais, blog literario, blog de livro

Olá, pessoal!
Hoje decidi falar um pouco sobre livros que foram baseados em histórias reais. De cara parece não fazer sentido já que, muitas das vezes, nós lemos para fugir da realidade, mas tem algumas histórias reais que valem a pena serem lidas.

1 - Queria Ver Você Feliz

"Queria Ver Você Feliz" foi o livro que me motivou a escrever esse post. Achei ele por acaso, bem escondidinho atrás de outros livros, me apaixonei pela capa e comprei.
Só depois que comecei a ler percebi que o livro se tratava de uma história real. Nele a autora Adriana Falcão conta a história de seus pais, com direito a ilustração com fotos de família e das cartas trocadas pelo casal.
A história incrível e triste dos pais da autora me envolveu e fez com eu pesquisasse um pouquinho mais sobre ela e a família, acabei descobrindo que a autora do livro é mãe da cantora Clarisse Falcão. Tomem a música "Oitavo Andar" como trilha sonora do livro. "Quando eu te vi fechar a porta eu pensei em me atirar pela janela do oitavo andar..."


Autor(a): Adriana Falcão
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 160
ISBN: 9788580576092
Onde comprar: Saraiva Submarino Cultura | Amazon
Sinopse: HÁ QUEM O CHAME de Eros, Kama, Philea ou Ahava. O Amor, esse personagem mítico, desempenha o papel de narrador na história real do casal Caio e Maria Augusta, pais da autora Adriana Falcão. O Amor se descreve como perfeccionista e obcecado pelos detalhes, nada que o impeça de ser um bocado descuidado com as consequências dos sentimentos que provoca com suas flechas.Assim, com uma linguagem poética e ao mesmo tempo muito bem-humorada, Adriana revela para seus leitores aquilo que poderia ser descrito como uma história trágica protagonizada por dois personagens atormentados por seus demônios. Apaixonados, Caio e Maria Augusta se casam no Rio de Janeiro da década de 1950 e têm três filhas. Todo o sentimento que eles compartilham não impede que a personalidade exuberante de Maria Augusta se torne mais obsessiva e asfixiante com o passar do tempo, apesar dos medicamentos e dos tratamentos psiquiátricos. Caio, por sua vez, aprofunda uma melancolia que existia nele desde a adolescência, e que culmina nos anos 1970 em tentativas de suicídio.Mais do que uma história com um final dramático, trata-se de memórias afetivas que alternam momentos de intensa felicidade e outros tantos de dor, como acontece nas melhores famílias.



2 - Para Sempre

"Para Sempre" conta a história do casal Kim e Krickitt Carpenter. Tendo sido escrito pelo próprio casal o livro é lindo demais para se acreditar que é uma história real, é difícil acreditar que a história tenha acontecido considerando que hoje em dia é bem difícil encontrar algum casal que sobreviva ao que eles passaram quando era mais fácil desistir, mas acreditem, aconteceu.


Autor(a): Kim e Krickitt Carpenter
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 144
ISBN: 9788581630083
Onde comprar: Saraiva Submarino Cultura | Amazon 
Sinopse: A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.


3 - O Diário De Anne Frank

O livro "O Diário De Anne Frank" conta a história da jovem Anne desde algum tempo antes da família Frank se esconder até um pouco antes do fim de seus dias no esconderijo. Anne narra seus dias no anexo segredo com bastante detalhes e, como sendo um diário, de uma forma bem pessoal e íntima, mas para quem pensa que o diário não vai muito além disso está bem enganado, pois Anne fala de tudo um pouco conforme vai amadurecendo.
A edição abaixo é a mais completa do diário real de Anne, contendo mesmo as partes que foram excluídas do livro anteriormente por Otto Frank.

Autor(a): Anne Frank
Editora: Record
Ano: 2014
Páginas: 416
ISBN: 9788501068200
Onde comprar: Saraiva Submarino Cultura 
Sinopse: Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de longos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente foi para Auschwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. Seu diário destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento.


4 - Extraordinário

O livro "Extraordinário" é baseada em uma experiência que a própria autora, R.J.Palacio, viveu. A história é apaixonante do começo ao fim e tratando de um tema delicado como o bullying, de uma forma leve e extrovertida, deixa uma mensagem muito bonita e marcante do quanto é importante saber lidar com as diferenças.

Autor(a): R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320
ISBN: 9788580573015
Onde comprar: Saraiva Submarino Cultura | Amazon 
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 


5 - Garota, Interrompida

Desses 5 livros, "Garota, Interrompida" é o único que não li mas que, com certeza, está na listinha de próximas leituras, pois parece ser um livro bem interessante. O livro é uma autobiografia da autora Susanna Kaysen e uma ótima oportunidade de reflexão e conhecimento de como eram tratados os doentes mentais na década de 60.

Autor(a): Susanna Kaysen
Editora: Única
Ano: 2013
Páginas: 189
ISBN: 9788573128628
Onde comprar: Saraiva Submarino Cultura | Amazon 
Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.

sinopse, livros baseados em histórias reais, blog literario, blog de livro,
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário