Muitas pessoas supõem que não precisam mais criar um site porque as redes sociais já possuem uma grande base de usuários ativos e prontos para conhecer novas marcas e negócios a partir dos conteúdos que eles criam por lá. Dessa forma, grande parte das pessoas acabam depositando todas as suas ficha nas redes sociais.
Para ser honesta, isso está longe de ser verdade, ou mesmo de ser seguro para o seu negócio. Os sites institucionais ainda são bastante significativos, além de manter uma linha contínua de comunicação com todos os tipos de clientes (incluindo aqueles que não utilizam redes sociais), é uma ferramenta poderosa para aumentar o número de clientes.
Além disso, o seu site é realmente seu! Ele está hospedado em uma hospedagem no seu nome e tem um domínio ligado as suas informações pessoais e/ou institucionais, enquanto a rede social é apenas uma ferramenta de marketing que você deve utilizar.
Ao apostar somente nas redes sociais, você estará construindo a casa dos sonhos em um terreno que não é seu. Além disso, um dia, seja por instabilidade ou bug, as redes sociais podem sair do ar por algumas horas (ou um dia inteiro) e aí, por onde seu cliente pode te encontrar?
O que é um site institucional?
O site institucional nada mais é do que um espaço para a sua empresa na web. Através dessa página, você irá apresentar a sua empresa, informar os seus serviços e promover a sua marca. Essa é uma ferramente importante de comunicação da empresa com o seu público-alvo.
As principais características que um site institucional bem-sucedido devem ter são: informações atualizadas, páginas rápidas e objetivas, otimização para uso em dispositivos móveis, conteúdo relevante, visual limpo (apenas com as informações necessárias para os usuários).
Atender a todas essas características é importante para que os sites sejam rápidos, relevantes e, por consequência, estejam nas primeiras posições de buscadores como o Google.
Por que ter um site institucional?
De acordo com uma pesquisa, mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Isso significa que sua presença online pode atingir metade da população do país. Como resultado, mais pessoas poderão visualizar seu conteúdo e possivelmente comprar seu produto ou serviço.
Além de não depender de sites de terceiros ou das redes sociais, ter um site institucional pode lhe proporcionar mais alguns benefícios, como, por exemplo:
1. Passar credibilidade
Muitas vezes, quando queremos contratar algum serviço, pesquisar por algum profissional ou adquirir algum produto, a primeira coisa que fazemos é pesquisar na internet.
Dessa forma, quando uma instituição não possui uma página na internet, ela já começou atrás dos seus concorrentes.
O motivo é simples: empresas sem sites oficiais são percebidas como desatualizadas e carentes da tecnologia necessária para atender os clientes.
2. Disponibilizar informações importantes
Outra vantagem importante é ter um local para o consumidor consultar informações importantes, atualizadas e confiáveis sobre a empresa.
Além dos dados usuais – como dias de abertura e fechamento e horário de funcionamento – também é interessante divulgar listagens de produtos e serviços.
Quando um site enfatiza os detalhes do produto oferecido, os clientes ficam mais determinados a comprar e menos propensos a se arrepender.
3. Atrair pessoas interessadas
Um bom site institucional deve contar com um espaço para blog. Nele, sua empresa poderá criar conteúdos envolventes e relevantes para seu público-alvo.
Em vez de simplesmente postar conteúdo relacionado ao seu produto ou instituição, seu site também pode abordar os problemas mais importantes para o seu público. Considere o que as pessoas mais temem e precisam saber antes de tomar uma decisão no processo de compra e você conectará as pessoas à sua empresa.
É claro que nem todos os contatos (ou prospects) se tornam clientes. No entanto, essa seria outra possibilidade de atrair alguém com perfil do seu negócio.