Você conhece seu público? Para construir uma escrita persuasiva, você precisa saber exatamente para quem está escrevendo.
Para se comunicar de forma eficaz, seja falada ou escrita, é essencial saber usar as palavras corretas para construir frases concisas com início, meio e fim. No mundo dos negócios, a boa comunicação é, sem dúvida, a alma de uma empresa. Além de ligações, vídeos chamadas e até mesmo reuniões presenciais, os executivos de hoje usam principalmente a escrita, seja por mensagem, e-mail, ou pelas redes sociais.
Em qualquer uma dessas formas de comunicação, é necessário conhecer a função correta e adequada da linguagem. Aliás, dominá-la é mais valorizado em algumas profissões, ou seja, falar e escrever já são condição de empregabilidade. Além de dominar uma segunda língua, é fundamental dominar a própria língua, neste caso, o português.
Falar e se expressar corretamente é uma vantagem para qualquer profissional e para a própria empresa, pois um é reflexo do outro. Um documento sem erros e de fácil compreensão, enviado de uma empresa para outra, transmite imediatamente a imagem séria da organização envolvida.
Com tantos avanços tecnológicos e pessoas cada vez mais atraídas por recursos visuais e vídeos, muitas pessoas ainda se perguntam se escrever ainda é relevante. A leitura está ultrapassada na estratégia de conteúdo à medida que a atenção se torna mais escassa? A resposta é não!
Embora possa parecer pouco atraente, escrever tem algumas vantagens que vídeos ou imagens não podem se igualar. Entre as principais vantagens da escrita, podemos destacar as palavras-chave.
Não importa em qual plataforma você está, as palavras-chave sempre estão presentes para ajudar o seu conteúdo a ser encontrado mais facilmente. Uma prova disso são as hashtags, presentes em praticamente todas as redes sociais que utilizados hoje em dia.
As headlines também nos mostram o quão importante é a escrita, mesmo que o conteúdo seja um vídeo. Um exemplo disso é a forma como os youtubers ou tiktokers sempre bolam uma capa para o vídeo com uma frase muito bem escrita e pensada para chamar a atenção de seus seguidores.