Diferença Entre Logotipo, Identidade Visual, Branding e a Importância Deles Para Sua Marca

No momento atual muitas pessoas estão arriscando começar seu próprio negócio em vez de se restringir a trabalhos incertos ou mesmo ao desemprego. Todo inicio é difícil e no empreendedorismo não poderia ser diferente. Muita coisa tem que ser pensada para que você possa elaborar uma marca que, de fato, venha a dar certo. 

O primeiro passo para que você possa criar uma marca de sucesso é criar o seu logotipo, uma identidade visual e seu branding. Caso você esteja se perguntando se esses três nomes não representam a mesma coisa, a resposta é: não. Esses itens de suma importância para sua marca se complementam mas não necessariamente têm o mesmo significado.

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LOGOTIPO:
O logotipo é a representação gráfica da sua marca. É fundamental que seu logotipo seja original, que quando as pessoas batam o olho nele logo pensem que nunca viram algo igual, que aquilo é inovador e interessante. 

Outros pontos que você deve levar em consideração no seu logotipo são as cores, a simbologia e as tipografias adequadas. Seguindo o estudo da psicologia das cores, podemos entender que existem cores que incentivam o consumo dos produtos. Um exemplo disso são as marcas como MC Donald's e Burger King que dispõe da predominância das cores vermelha e amarela em seu logotipo, cores essas que possuem a característica de estimular o apetite. 

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A simbologia do seu logotipo também pode falar muito sobre a sua marca. No logotipo da Amazon, por exemplo, é possível ver uma seta que vai da letra A até a Z, mostrando que na loja você pode encontrar tudo de A a Z. A simbologia e tipografia adequada podem caminhar juntas como no logotipo da FedEx que é composto por uma fonte que forma uma seta entre as letras E e X, passando a ideia de agilidade na entrega.

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Um logotipo também precisa ser impactante e possuir aplicabilidade, assim, esse mesmo logotipo poderá ser usado em diversos materiais gráficos e publicitários. 

Atendendo a todos esses detalhes é bem provável que sua marca seja lembrada sempre que seu logotipo for visto. Exemplo disso é o fato de que sempre que vemos um M amarelo, essa simples letra nos remete ao MC Donalds.

IDENTIDADE VISUAL:
A identidade visual é o estilo dos materiais gráficos da marca. Ela é composta pelo logotipo, banner, cartão de visita, site, tipografia de apoio, cores do manual de estilo e até mesmo templates de post para redes sociais. Essa padronização passa a sensação de organização e coerência, além de fixar a sua imagem institucional.

Antes de criar sua identidade visual é importante estudar seu público alvo para saber o que é atrativo para eles, o que eles buscam, o que querem e, principalmente, o que consomem, para que tudo (ou quase tudo, às vezes menos e mais) possa ser acrescentado a sua identidade.

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Como a identidade visual faz parte dos primeiros passos para você criar a sua marca, por mais que você não tenha muito capital para investir nessas etapas, o ideal é que você não economize na criação inicial. Um dos maiores problemas nesse caso é a sua marca se consolidar com um logotipo e/ou identidade visual insatisfatório e, após essa consolidação, investir em mudanças que possam deixar seus clientes confusos, sem reconhecer sua marca, ou mesmo que sua marca não cresça devido a falta de investimento no início. 

BRANDING:
O branding nada mais é que a união do logotipo e da identidade visual. Ele representa a personalidade da empresa, o seu DNA. A Coca Cola é uma das marcas que se tornou referência em estratégias de branding. Suas propagandas marcantes, por exemplo, nos fazem sentir o quão necessário é ter uma Coca Cola no jantar de natal para que o mesmo seja especial.

Esses pontos são muito importantes para que sua marca tenha um bom alicerce e nele possa caminhar e crescer cada vez mais.
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