{Resenha} Um Mais Um - Jojo Moyes

Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 320
ISBN: 9788580576542
Onde comprar: Amazon | Saraiva
Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.
Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.
Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.

Se você é o tipo de pessoa que não mede esforços quando o assunto é o bem estar e a conquista das pessoas que você ama e que, não importa quão ruis as coisas estejam, sempre busca ser otimista, esse é o tipo de livro que pode te agradar e muito.

"Jess Thomas, a mulher que sempre dava um jeito, que passava a vida dizendo às crianças que "ia dar tudo certo", não estava conseguindo fazer aquilo dar certo."

"Um Mais Um" é um dos livros mais divertidos que já li da autora Jojo Moyes. Acho que não é novidade para ninguém que uma das coisas mais recorrente durante a leitura dos livros da Jojo são as lágrimas, então, dessa vez, foi maravilhoso dar umas boas risadas. O livro narra a história de Jess Thomas, uma jovem mulher que divide o seu tempo entre dois empregos e os cuidados da casa e dos filhos. Durante o dia Jess trabalha fazendo faxina, enquanto a noite, é garçonete em um pub. Apesar da rotina exaustiva, Jess não mede esforços para garantir o mínimo para sua filha Tenzia e seu enteado, Nicky.

resenha, jojo moyes, intrinseca, um mais um


A vida de Jess seguia essa mesma rotina inabalável de trabalho, dia após dia, até que ela se depara com uma das maiores preocupações que poderia ter: sua filha Tenzie está prestes a passar de série, o que significa que no ano seguinte ela precisaria ir para a mesma escola onde seu irmão sofria bullying constantemente. É então que, como por um empurrãozinho do destino, Jess recebe uma ligação do professor de matemática de Tenzie que, confirmando a habilidade da menina com os números, a informa sobre um programa para crianças superdotadas em matemática em uma das escolas particulares mais renomadas da cidade.

O problema de Jess estaria completamente resolvido após esse telefonema se não fosse por três detalhes: (1) mesmo com a bolsa, Jess ainda teria que pagar uma quantia considerável da mensalidade escolar, (2) Jess tinha pouco tempo para juntar o dinheiro necessário para efetuar a matrícula de Tenzia e (3) a única forma de conseguir esse dinheiro rapidamente seria través de uma Olimpíada de Matemática na qual, caso Tenzie ganhasse o primeiro lugar, receberia o prêmio de cinco mil libras. O problema desde último é que: para que Tenzia consiga fazer a prova, Jess precisará faltar ao emprego e embarcar em uma aventura até a Escócio com uma criança, um adolescente, um cachorro enorme e um orçamento baixíssimo.

"Rico é pagar todas as contas em dia sem pensar muito sobre isso. Rico é tirar as férias ou passar o Natal sem ter que pegar dinheiro emprestado comprometendo a renda de janeiro e fevereiro. Na verdade, rico seria simplesmente não passar o tempo inteiro pensando em dinheiro."

Nesse meio-tempo, Ed Nicholls, um dos clientes de faxina de Jess que quase nunca visitava sua casa de praia, resolve resguarda-se por lá após ser afastado da empresa na qual trabalhava, sob a acusação de compra de ações com informações privilegiadas. É a partir de então que acontece aquilo que mais esperamos quando um livro narra a história de duas ou mais pessoas: o momento em que as histórias se cruzam.

resenha, jojo moyes, intrinseca, um mais um

Os encontros de Jess e Ed tinham tudo para serem os mais clichês e previsíveis, porém, tudo acontece em um jeitinho bem Jojo Moyes de escrever. Os dois têm imediatamente aquilo que podemos chamar de "ódio a primeira vista" e a todo momento o clima de tensão e vontade de permanecer distante é enorme. O que acaba os unindo, pasmem-se, é a necessidade que ambos sentem em melhorar a vida de Tenzie e Nicky.

Essa foi uma das minhas partes favoritas no livro, a forma como a Jess e o Ed se apaixonam aos poucos enquanto são cúmplices de uma aventura que tem tudo para ser falha. Os dois enterram todos seus problemas e dão seu melhor para sobreviver a alguns dias de viagem dentro do mesmo carro.

"Mas alguma coisa aconteceu enquanto ele dirigia a sessenta por hora. O leve sentimento de que deveria, na verdade, estar em outro lugar começara a desaparecer, quase sem que ele se desse conta."

É durante toda essa loucura de: carro a sessenta por hora para Tenzie não vomitar, paradas constantes para o Norman, o maior cachorro possível, fazer as necessidades, um adolescente com problemas na escola e paixão por vídeo game, uma mãe solteira e otimista e um nerd acusado e com uma ex mulher sinônimo de problema que damos umas boas risadas.

resenha, jojo moyes, intrinseca, um mais um

Mas calma, estamos falando de um livro da Jojo Moyes, então preparem os lencinhos porque também temos bons momentos de "o choro é livre", além de alguns bons aprendizados.

"A lei da probabilidade combinada com a lei dos grandes números estabelece que, para vencer as dificuldades, de vez em quando temos que repetir algumas vezes um acontecimento para conseguir o resultado almejado. Quanto mais se faz, mais perto se chega. Ou, como explico para minha mãe, às vezes, basicamente, só precisamos insistir."
22 comentários via Blogger
comentários via Facebook

22 comentários

  1. O que achei curioso na história é que pela "primeira vez" alguém fez um livro contando as lutas diárias que a maioria das pessoas tem, batalhando duro pra conseguir ter algo na vida. P.s: eu adoro esse negócio de ódio a primeira vista, passei por isso com meu marido e depois virou amor <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Estamos acostumados a ver livros com a maioria dos personagens em cenários privilegiados.
      Sério que com seu marido foi assim? Que demais! <3 Esse é um clichezão que eu curto bastante huahau

      Excluir
  2. Que livro! Uma história linda de batalha e superação de alguém que não se deixa vencer.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da história e da personagem da Jess a história é bastante fluída, quando o leitor ler a resenha já sente emoção, é muito bom ler um livro que traz aprendizados para nós, gostei muito da resenha e do livro, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a melhor parte da leitura é o aprendizado que podemos tirar dela.

      Excluir
  4. Nossa! O livro parece ser excelente! Adorei a sua resenha! Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Realmente me chama atenção a sua resenha, eu quase não vejo esse tipo de romance, geralmente só querem falar de adolescentes, fiquei muito interessada pelo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso gosto bastante dos livros da Jojo Moyes, os personagens são sempre mais maduros.

      Excluir
  6. Oi
    que livro interessante,gostei muito da resenha e principalmente da história,quero ter uma oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma história bem inspiradora, já quero ler!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha. Gosto de livros que me fazem refletir sobre a vida. Essa autora é maravilhosa, os livros dela sempre te fazem refletir e chorar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Os livros da Jojo são excelentes para refletir e chorar. Principalmente chorar... huahauh

      Excluir
  9. Gostei demais da história, fico muito encantada por livros/filmes em que os protagonistas se apaixonam gradativamente! Já quero muito ler o livro porque parece ser bem divertido e com um toque de moderno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito legal ver como tudo vai acontecendo aos pouquinhos. O livro é bem divertido mesmo <3

      Excluir
  10. historia muito bacana e cativante confesso que ja tentei ler um livro da autora mais nao deu certo mas sempre deixo a porta aberta para ler algo novo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve um livro dela que também não conseguia ler de jeito nenhum, mas depois fluiu perfeitamente. Sou fã de carteirinha dela <3

      Excluir
  11. Que cativante esse livro,adorei a resenha..Que inspiração né

    ResponderExcluir