{Precisamos Falar Sobre} Consumo Desenfreado de Carne no Natal

Olá, pessoal! Como vocês estão?
Na última semana todo mundo que tem acesso à internet deve ter visto pelo menos uma postagem de indignação nas redes sociais sobre um cachorro que foi violentamente morto em uma rede de supermercado. Após o ocorrido também foi levantada a discussão de como grande parte dos internautas pareceram atônitos com o ocorrido, mesmo que seja levado em consideração que diariamente milhares de animais são mortos para saciar nossas supostas necessidades, nos levando à questão de que: apenas animais ditos como domésticos tem o direito de viverem livres de qualquer tipo de violência.

Por coincidência, ou não, estamos com o natal batendo na porta. Ah, sim... O natal! Aquela época do ano em que o consumo de carne aumenta consideravelmente e todos esperam pela ceia com um belo peru de natal na mesa. Já não é novidade que o natal perdeu sua essência e se transformou em uma data comercial, onde o que importa são os presentes e uma mesa farta. Essa comemoração distorcida já se tornou cultural e inquestionável, mas será que precisa realmente ser assim?


Para atender a demanda nessa época do ano, a indústria de carne se torna algo mais horrendo do que de fato já é. Basta usarmos o apreciado chester como exemplo. O chester é vendido desde 1983 e foi criado por uma marca brasileira de alimentos frigoríficos a partir de cruzamento de várias linhagens de frango, com o intuito de disputar com sua concorrente no mercado. Esse cruzamento resultou em uma ave diferente das outras, com mais carne e mais peito, a parte "mais nobre da carne".

Aproveito esse momento para levantar o questionamento de como vocês acham que o cruzamento dessas aves ocorreu. Algo que não é incomum na indústria da carne é a inseminação artificial. Outro direito de escolha do qual os animais são privados pois, nem em um milhão de anos, o ciclo e tempo de acasalamento natural deles serão respeitados. O ritmo de reprodução precisa ser constante e acelerado, levando a um desgaste enorme das fêmeas.


Outro sofrimento que essas aves tem de enfrentar são as consequências da sua modificação genética. As aves ficam bem maiores do que realmente deveriam ser, o que pode dificultar até mesmo sua locomoção. Não existem muitas fotos e vídeos dos famosos chesters ainda em vida e as que podemos encontrar pela internet é difícil saber a veracidade, porém, é possível notarmos até mesmo nas propagandas o quanto a marca se orgulha do tamanho final das aves.

Um dos métodos mais usados para que as aves aumentem de tamanho são os hormônios. Ainda assim, há fontes que afirmam que não são usados hormônios no caso dos chesters, comprovando essa afirmação com o fato de que os animais são abatidos antes mesmo que o hormônio possa fazer efeito, ou seja, são apenas bebês. Você consegue decidir qual das duas opções é a menos pior?


Toda a ideia da ceia de natal gira em torno de pensamentos positivos, momentos com a família, paz, amor e orações, mas como isso pode ser feito quando um ser vivo e senciente precisou perder sua vida para saciar nossos desejos? Para tornar a celebração completa?

Se por um lado as aves sofrem, nós também podemos sentir as consequências. As aves têm capacidade cognitiva e emocional de uma criança e, durante o pouco tempo de vida que elas têm, elas vivem presas em lugares minúsculos. O espaço é pouco e o estresse é enorme. Muitas aves tem o bico arrancado e a ocorrência de canibalismo é frequente. Elas são criadas para morrer. Somando isso aos hormônios que estão presentes no organismo delas, é difícil de acreditar que estamos nos alimentando de algo saudável e que irá nos trazer boas energias para um natal feliz.

Não é possível que a gente se torne vegano do dia para noite ou que todos tenham uma empatia imediata com o sofrimento animal mas, se você defende seu cachorro com unhas e dentes, por que não defender os outros animais? Vamos deixar o especismo de lado e fazer nossa parte, mesmo que pequena, para dar uma vida mais digna a todos os seres vivos, independente de sua espécie.

E se você ficou animado(a) em ter um natal um pouco menos carnívoro, deixo aqui embaixo para vocês uma receitinha de natal do canal VegetariRANGO. Lá tem várias receitas legais e super fáceis de fazer. Não tem desculpa para vocês, ao menos, não tentarem.

24 comentários via Blogger
comentários via Facebook

24 comentários

  1. Eu já sabia sobre os hormônios, mas depois de ler o seu post me fez refletir mais sobre a quantidade que tem que ter para poder atender a demanda. Só a inseminação artificial resolveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso é sempre bom a gente parar e refletir um pouco sobre tudo que consumimos ;)

      Excluir
  2. Nunca parei para pensar nisso, muito bom seu post. Apesar de eu não ter o costume de fazer ceia de Natal por aqui, seria uma boa se todos maneirassem no consumo.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exaaatamente! Maneirar no consumo já seria um ótimo começo <3

      Excluir
  3. nossa. é tenso... sei nem o q dizer, perdi as palavras realmente...

    ResponderExcluir
  4. Aqui por casa não aumentamos o consumonde carne, a coisa fica bem dentro da normalidade, mas devemos atentar mesmo pelas coisas que citou no post, principalmente os hormônios.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda bem que o mundo evoluiu e tem opção de cardápio para todos os gostos, amei a receita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Cíntia. Temos mil e uma opções para a alimentação.

      Excluir
  6. Verdade, um post super reflexivo e muito verdadeiro. É muito triste o que a industria faz com os animais , vc pontuou muito bem.Realmente nesta época do ano é um consumo desenfreado de carne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito triste tudo pelo que os animais passam para "atender" os "prazeres" humanos

      Excluir
  7. Nossa nunca parei para pensar na forma que te que ser feita a reprodução acelerada das aves, ótimo post, vale a pena refletir a respeito do assunto

    ResponderExcluir
  8. Fiquei extremamente abismada ao saber o que acontece. E curiosa pelo fato de nunca me questionar o porque os perus de natal são tão grandes, cheguei a ver um vídeo do que acontece com os frangos e só penso que é um horror mesmo, como você disse não dá para virar vegano de um dia pro outro mais com a diminuição já começamos a nos acostumar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só em diminuir já é um passo e tanto. É um bem para os animais e para nós mesmos.

      Excluir
  9. Eu ja parei para pensar nisso.
    Muito bom essa sua postagem

    ResponderExcluir
  10. Um bom post para reflectir! Confesso que ando numa luta com a familia sobre isso. Não acho necessario comermos tanta carne assim. E felizmente vou vencendo aos poucos :)
    Espero que este post ajude muitas pessoas a reflectirem sobre o assunto, porque isto já é um exagero sem necessidade...

    beijinhos

    Rafaela Borges || InstaGram || KnightLaand

    Solidariedade: Vamos dar um livro cheio amor este Natal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais, Rafaela. Espero que você continue vencendo e influenciando as pessoas a comer menos carne. Realmente o que temos visto cada dia mais é um consumo exagero. Beijos <3

      Excluir
  11. Moça, queria te dar um abraço agora, sério. Eu adoro encontrar esse tipo de post por aí, quando mais posts como esse, mais pessoas se dando conta da triste verdade que envolve o pedaço de carne que elas comem todos os dias.
    Parei de comer carne no começo do ano passado e a meta para esse começo de ano me tornar vegetaria estrita e tentar convencer a família a assistir uns documentários sobre veganismo comigo. Vamos tentando que aos poucos a gente consegue tornar o mundo melhor.

    Parabéns pelo post ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Rubyane. Aos pouquinhos a gente consegue plantar a sementinha do veganismo e deixar as pessoas a nossa volta um pouco mais conscientes. Parabéns pela sua iniciativa! <3

      Excluir