5 Livros... Que Abordam o Feminismo

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Eu busco ao máximo não trazer para o blog assuntos que, de alguma forma, acabem desencadeando uma discussão política e/ou religiosa mas, motivada pelo nosso contexto atual, não podia deixar o assunto "feminismo" passar batido aqui. Pensando nisso, resolvi trazer uma lista de 5 livros que abordam o tema. Vamos lá, então?!


1. Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Ngozi Adichie


O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de "Sejamos Todos Feministas", ensaio da premiada autora de "Americanah" e "Meio Sol Amarelo".

"A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente."

Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente da primeira vez em que a chamaram de feminista. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. "Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!’". Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e - em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são "anti-africanas", que odeiam homens e maquiagem - começou a se intitular uma "feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens".

Neste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

2. O Conto da Aia - The Handmaid’s Tale

Escrito em 1985, o romance distópico "O Conto da Aia", da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. Em meio a todo este burburinho, "O Conto da Aia" volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano.


3. Lute Como Uma Garota, 60 Feministas Que Mudaram o Mundo - Laura Barcella, Fernanda Lopes e Mary Del Priore


Estamos vivendo novos tempos: a discussão sobre os direitos das mulheres não se concentra mais em grupos específicos e a luta feminista amplia seu debate na sociedade. Da violência contra a mulher à cultura do estupro, uma série de questões é tema de conversa frequentes na mídia e nas redes sociais. Mas como chegamos até aqui? Quem nos ajudou nessa trajetória? "Lute como uma Garota", de Laura Barcella, reúne o perfil de figuras importantes da militância feminista, abrangendo as pioneiras do século XVIII e as estrelas pop dos dias de hoje, como Frida Khalo, Simone de Beauvoir, Oprah Winfrey e Madonna. E o livro não deixa de fora os nomes essenciais da luta no Brasil: em 15 perfis, com nomes como Djamila Ribeiro e Clarice Lispector, a jornalista Fernanda Lopes traz ao público um pouco de nossa história. Com ilustrações, prefácio de Mary Del Priore e apresentação de Nana Queiroz, "Lute Como Uma Garota" mostra a força dessas mulheres.

4. A Cor Púrpura - Alice Walker


Vencedor do Prêmio Pulitzer em 1983 e inspiração para a obra-prima cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg, o romance "A Cor Púrpura" retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido. Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery. Apesar da dramaticidade de seu enredo, "A Cor Púrpura" se mostra muito atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais.

5. Os Homens Explicam Tudo Para Mim - Rebecca Solnit


Em seu ensaio icônico “Os Homens Explicam Tudo para Mim”, Rebecca Solnit foca seu olhar inquisitivo no tema dos direitos da mulher começando por nos contar um episódio cômico: um homem passou uma festa inteira falando de um livro que “ela deveria ler”, sem lhe dar chance de dizer que, na verdade, ela era a autora. A partir dessa situação, Rebecca vai debater o termo mansplaining, o fenômeno machista de homens assumirem que, independente do assunto, eles possuem mais conhecimento sobre o tema do que as mulheres, insistindo na explicação, quando muitas vezes a mulher tem mais domínio do que o próprio homem. Por meio dos seus melhores textos feministas, ensaios irônicos, indignados, poéticos e irrequietos, as diferentes manifestações de violência contra a mulher, que vão desde silenciamento à agressão física, violência e morte. "Os Homens Explicam Tudo para Mim" é uma exploração corajosa e incisiva de problemas que uma cultura patriarcal não reconhece, necessariamente, como problemas. Com graça e energia, e numa prosa belíssima e provocativa, Rebecca Solnit demonstra que é tanto uma figura fundamental do movimento feminista atual como uma pensadora radical e generosa.

E aí? Curtiram as indicações? Ficaram afim de ler? Não deixem de trocar aquela ideia nos comentárias e sintam-se à vontade para dar outras sugestões de títulos que abordam o feminismo. Beijos e até a próxima!

14 comentários via Blogger
comentários via Facebook

14 comentários

  1. Ótimas dicas, em meio a esse paralelo Político e Social, estamos ganhando espaço, espero que com consciência e educação.

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as suas indicações de livros que abordam o feminismo, esses livros são importantes pois falam de tudo sobre esse tema, e que contém assuntos que interessam as mulheres nos dias de hoje, gostei muito de conhecer os livros que você indicou bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as indicações,as histórias parecem ótimas já quero ler todos.👏

    ResponderExcluir
  4. O unico que ja tinha ouvido falar apesar de n ter lido ainda é o cor purpura mas vou procurar alguns para ler esse tema é muito importante.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas indicações de livros feminista. O primeiro e o terceiro foram os que mais me interessei, devem ser maravilhoso, quero ler! bjs

    ResponderExcluir
  6. Nao conhecia os livros e achei ótima sua indicação! Antes de falarmos algo sobre qualquer assim seja positivo ou negativo temos que estuda/ler mais sobre o assunto para
    assim deixamos nossa opinião, vou procurar ler algum deles para entender melhor sobre o assunto !

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Eu adorei as sugestões de livros, são maravilhosos, Alguns eu ja conhecia, vou ler os outros com certeza ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ja tinha ouvido falar só livro O conto da Aia, os outros não conhecia.
    Adorei sua dica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oiii,
    ótimas dicas para quem gosta dessa pegada assim é uma ótima recomendação e indicação dos livros

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo be,? gostei das dicas, vou ler alguns, apesar de não concordar com muita coisa nesse universo do feminismo, creio que todos deveriam se iterar mais sobre o assunto, até aquelas pessoas que se intitulam como feminista mais trás pensamentos diferentes. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi
    muito bom conhecer esses livros gostei muito,dica excelente viu,ainda o tema que aborda feminismo,um assunto que tem ganhado força né mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Adorei as sugestões, o único que eu já li foi o lute como uma garota

    ResponderExcluir
  13. Gostei das indicações. A Cor Púrpura eu li tem alguns anos já e é excelente.

    ResponderExcluir