{Precisamos Falar Sobre} Endometriose e Tratamento Alternativo

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vim falar sobre uma doença ainda pouco conhecida mas que acomete cada dia mais mulheres: a endometriose. Eu sou uma dessas mulheres e, no início do ano, resolvi optar por um tratamento mais natural e menos invasivo. Já se passaram três meses desde que deixei de vez o tratamento tradicional, vamos por assim dizer, e resolvi vir dividir com vocês como está sendo a experiência do tratamento alternativo. Embora eu ainda esteja bem no comecinho dessa experiência resolvi falar sobre isso agora porque estamos em março, mês da conscientização da endometriose

precisamos falar sobre, endometriose, tratamento natural, ginecologista fitoterapico

Mas vamos começar do começo! Deixa eu explicar mais ou menos para vocês o que é a endometriose. Essa doença autoimune de nome um tanto quanto complicado é caracterizada pela presença do endométrio, aquele tecido que reveste o interior do útero, fora da cavidade uterina. 

Assim como todos nós já estudamos um dia na aula de biologia, todos os meses, o endométrio fica um pouco mais espesso que o normal para que assim um possível óvulo fecundado se implante nele. Quando isso não ocorre, esse endométrio descama e é expelido. Nossa querida menstruação. O que ocorre nos casos da endometriose é que um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica.

A doença pode aparecer desde a primeira até a última menstruação da mulher, não existe nenhuma faixa de idade livre dela. Ainda não se sabe ao certo o que causa a endometriose, mas o risco de desenvolvê-la é ainda maior em casos de a mãe ter a doença.

precisamos falar sobre, endometriose, tratamento natural, ginecologista fitoterapico

Faça uma pesquisa rápida no google sobre os sintomas da endometriose e você encontrará: dor e infertilidade. Realmente posso dizer com toda a propriedade do mundo que a dor é enorme e insuportável. As cólicas menstruais são para lá de intensas. Não desmerecendo as dores das demais, porém as dores de quem tem endometriose são infinitamente piores que as dores das mulheres não diagnosticadas com a doença.

Muitas vezes na vida, quando descrevi para algumas colegas as dores que sentia durante a menstruação, a reação que recebia era de susto total, pois nem todas estão acostumadas com a realidade de sentir dores em locais como: região abdominal, pélvica, lombar, costas, cabeça, nuca, pernas. Enfim! Todo corpo dói, dentro e fora. Todo nosso organismo sofre. Alterações intestinais e/ou urinárias aparecem, o simples fato de ir ao banheiro se torna um belo desafio. Sem contar o fluxo menstrual gigante que sempre vai vazar. 

Felizmente nem todas as endoguerreiras (mulheres diagnosticadas com endometriose) sentem todos esses sintomas, fato que não diminui o grau de dor e impotência que as mesmas sentem. E por falar em impotência, há pouco tempo a ideia legislativa de a endometriose ser considerada uma doença incapacitante pelo INSS alcançou o número de votos necessários e será encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. (Leia mais aqui) Para nós endoguerreiras isso já é um grande passo, porém ainda tem muito a ser feito a respeito dessa doença.

precisamos falar sobre, endometriose, tratamento natural, ginecologista fitoterapico

Agora que já falei um pouquinho sobre a endometriose vamos a parte que realmente nos interessa aqui: minha experiência com o tratamento alternativo. Desde a minha primeira menstruação sempre tive dores fortes e o fluxo intenso. Quando passei a fazer os primeiros exames para descobrir o motivo desse quadro, até então aparentemente anormal, foram descobertos possíveis cistos nos meus ovários. A grande questão era que todas as vezes que o exame era feito uma hora o suposto cisto estava ali, outra hora já não estava mais e assim por diante.

Depois de um breve período de exames incertos fui a uma ginecologista que, após mais exames, me diagnosticou com a endometriose. Desde então me foi indicado um  tratamento que consistia em tomar anticoncepcional contínuo, assim eu não iria menstruar e não correria o risco do sangue coagulado ficar "entupido" nas trompas (sim, os supostos cistos era sangue coagulado). Na época eu tinha 18 anos, não me preocupava tanto com a infertilidade e o tratamento me parecia uma boa contanto que as dores parassem.

A maioria dos ginecologistas, se não todos, irão sempre indicar esse mesmo tratamento que me foi indicado. O motivo disso é um conjunto de a doença ainda não ser bem conhecida com o ciclo vicioso e dependente entre a indústria farmacêutica e os profissionais da saúde. Mas isso é assunto para uma outra postagem.

precisamos falar sobre, endometriose, tratamento natural, ginecologista fitoterapico

O fato é que após cinco anos fazendo uso de anticoncepcional continuo eu já não suportava mais os efeitos colaterais diversos que a medicação estava causando. Outro fator que me convenceu a parar com o uso do medicamento foi o de que: simplesmente induzir o meu corpo a uma menopausa e não menstruar não iria tratar a endometriose e sim evitar possíveis problemas como os comentados acima, mas até quando eu iria suportar isso?

Foi então que comecei a pesquisar sobre tratamentos alternativos para endometriose e, depois de muito ler, reler e ter mil dúvidas, conheci o grupo Endometriose Sem Censura, grupo esse onde diversas endoguerreiras se ajudam, trocam experiências, dúvidas e, principalmente, prezam o tratamento natural para a endometriose.

Neste grupo fui entender melhor o uso de alguns chás e fitoterápicos que já havia pesquisado como: Chá de Unha de Gato e Uxi Amarelo, Revesterol e Pinus Pinaster. Lá também passei a entender melhor o quanto a alimentação e o exercício físico ajudam a combater alguns dos sintomas da endometriose. Pode parecer bobagem, mas alguns alimentos que nem se quer imaginamos pode sim colaborar muito com a dor intensa que sentimos.

precisamos falar sobre, endometriose, tratamento natural, ginecologista fitoterapico

Ainda estou no meu terceiro mês de tratamento alternativo, mas já senti uma melhora enorme. O fluxo da minha menstruação diminuiu bastante, as dores também, inclusive no meu último ciclo não senti nem 2% de dor. Foi uma surpresa muito positiva!

É claro que esse tipo de tratamento não é um milagre, nem vai curar sua endometriose, mas vai tornar possível o fato de você conviver com ela. Também vale a pena ressaltar que cada corpo é um corpo e funciona de um jeito diferente. Vejo diversas mulheres no grupo com resultados tão positivos quanto o meu, mas algumas precisam fazer algumas alterações aqui ou ali para se adaptarem.

A probabilidade de encontrar um ginecologista que te recomende esse tratamento é quase nula pelos motivos já citados acima, a não ser que você encontre um ginecologista fitoterápico, mas ainda assim é recomendado que você continue fazendo acompanhamento com um para saber a quantas anda sua endometriose.

precisamos falar sobre, endometriose, tratamento natural, ginecologista fitoterapico

Recentemente a atriz e roteirista da série "Girls", Lena Dunham, de 31 anos de idade, passou por uma cirurgia onde seu útero foi retirado. Muitas pessoas se chocaram e a endometriose acabou sendo notícia internacional, porém muitas mulheres já passaram pela mesma coisa, seja por falta de informação ou de oportunidade. Acredito que nem em casos de escolha seja realmente uma escolha, pois como disse a própria Lena: "Com uma dor como esta, nunca poderei ser a mãe de ninguém. Mesmo se eu pudesse ficar grávida, não há nada que eu possa oferecer".

O mais importante de tudo é pesquisar bastante sobre o assunto antes de tomar qualquer decisão. Por mais que nós, endoguerreiras, venhamos a passar por momentos difíceis e de dores insuportáveis é imprescindível tentar, tentar e tentar de novo tomar as rédeas do nosso corpo da melhor forma possível e viver confortavelmente com ele.
43 comentários via Blogger
comentários via Facebook

43 comentários

  1. Eu tenho endometriose, e sofri muito pelas cólicas na adolescência, aliviaram muito após o nascimento do meu filho. Hoje em dia eu quase não sinto mais cólicas, mas comigo também receitaram apenas o anticoncepcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz por você! Já vi algumas mulheres relatarem a diminuição da dor após terem filhos também. Infelizmente o anticoncepcional é campeão em ser receitado.
      Beijos

      Excluir
  2. Já sofri muito com endometriose, porem fiz tratamento e melhorei bastante. Essa dor é uma das piores que já senti em minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma dor e tanto mesmo, Meg. Fico feliz que seu tratamento esteja dando resultado. <3
      Beijos

      Excluir
  3. Que post importante. Eu tenho endometriose e é um tormento. Já fiz tratamentos químicos e alternativos, porém para mim nada adiantou. Ainda recorro a mil remédios para aguentar a dor, pois ainda não quero retirar meu útero, mas cada dia vejo se encolher as chances de continuar com ele. Excelente post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Paula, que barra! Mas pense bem antes de tomar a decisão da retirada do útero. Sei bem que a endometriose torna a vida bem complicada com as dores, mas essa é uma decisão sem volta. Se puder entra no grupo que indiquei no post e troca umas ideias com as endoguerreiras. O que precisar só me chamar!
      Beijos

      Excluir
  4. Poxa, que barra! Já achava as dores das cólicas difíceis de aguentar, agora, imagina como deve ser difícil pra quem tem endometriose?!
    Desejo melhoras e que esse tratamento flua bem e dê resultados bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sara! Realmente é um conjunto de dores insuportável. Agradeço pela torcida.
      Beijos

      Excluir
  5. Tb sinto muitas dores no período menstrual, mas não tenho endometriose. Se minhas dores já são fortes fico imaginando como deve ser para quem tem essa doença, realmente a dor deve ser imensa. Que bom que o tratamento alternativo está surtindo resultado, a fitoterapia pode ser uma aliada no combate à muitas doenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Patrícia! Muitos remédios fitoterápicos que tenho tomado e pesquisado ajudam em diversas doenças e até mesmo previnem. Agora que estou fazendo uso não troco por nada.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Mari, achei muito legal sua abordagem desta doença no seu post. A incidência é alta e a informação é pouca. Muito legal você tocar neste assunto. Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ramires! Realmente é uma doença pouco conhecida porém muito recorrente. É importante passar à frente as informações que temos.
      Beijos

      Excluir
  7. Graças a Deus depois do parto as cólicas e dores da menstruação são quase inexistentes, ainda bem, já q temos muito mais coisas pra fazer, imagina com essas dores. Mas a endometriose é uma doença que acomete muitas mulheres. ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jennifer, seria uma missão complicadíssima ser mãe sentindo as mesmas dores que sentia antes do parto. Fico feliz que tenha tido essa melhora.
      Beijos

      Excluir
  8. Uauu nós mulheres passamos por cada coisa né? Eu mesma ja tive épocas com cólicas horríveis :(
    Comecei a tomar os anticoncepcionais e graças nao sinto mais dores, mas vou buscar sobre os alimentos, achei bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Raquel! Mulher passa por cada uma que vou te contar... Dá uma olhada sobre os alimentos sim. Uma alimentação de qualidade é bom independente de ter alguma doença ou não.
      Beijos

      Excluir
  9. O nome não me é estranho, porém eu sei que não tenho/ tinha. É sempre bom conhecer um pouco dos sintomas para ficar atento no dia-a-dia.

    Beijos da Tati <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Thatiane. Temos que ficar atentas ao sinais que nosso corpo nos dá!
      Beijo

      Excluir
  10. CARACAS! não sabia direito como isso se dava, achei super interessante vc abordar esse assunto. Muitas coisas ainda passam despercebidos por nós e acabamos nem nos conhecendo.

    ResponderExcluir
  11. Uau ! Sinceramente não fazia ideia de quanto a endrometriose mudava o corpo da mulher. São realmente endroguerreiras, o importante é fazer o que você falou nunca parar de tentar, uma hora vai da certo e ficarmos ligadas nos sinais que o nosso corpo da.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Dandara! Embora a doença não tenha cura o importante é não deixar a peteca cair, pois dá pra domar um pouco os sintomas.
      Beijos

      Excluir
  12. Já tinha ouvido falar mas não sabia exatamente do que se tratava. É bom procurar tratamentos alternativos mais naturais, que bom que está te ajudando! Adorei saber sua experiência.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que nunca tinho ouvido falar nessa doença. Nossa, ela é horrivel. Que bom que você postou esse texto falando sobre, pois acho que muitas pessoas assim como eu não sabiam ou entendiam sobre ela. Seu texto é de utilidade pública. Fico feliz em saber que o tratamento alternativo tem ajudado. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! <3 É sempre bom passar a informação a frente, pois realmente a endometriose ainda é bem desconhecida. Beijos

      Excluir
  14. teve uma epoca que pensava que eu tinha mais fiz o exame e nao graças a Deus não tenho parabens pelo post explicativo muita gente nao conhece sobre a endometriose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso! Realmente não é nada legal ter endometriose.
      Beijos

      Excluir
  15. Nossa realmente é um assunto complicado a se tratar e importante. O tratamento alternativo é um campo que ainda é pouco explorado e por isso os médicos tradicionais usam o tratamento com anticoncepcional. Mas fico muito feliz que deu certo e que vc encontrou apoio em outras meninas que passam pela mesma situaçao!

    Beijos, Gi
    www.blogsicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Gi! Muita gente ainda tem medo do tratamento alternativo ou simplesmente não procuram saber mais sobre. Agradeço, pelo carinho! <3
      Beijos

      Excluir
  16. Ja tinha ouvido falar sobre essa doença mas não sabia os sintomas. Te desejo muita força e boa sorte com esse novo tratamento que você está tentando.

    ResponderExcluir
  17. A dor é terrível mesmo Mari, Nossa não gosto nem de lembrar, depois do nascimento do meu filho hoje não sinto mais nada,adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a dor cessado, Cris! Espero ansiosamente por esse momento, felizmente já estou caminhando para ele. Beijos

      Excluir
  18. Muito interessante esse assunto. Vc postou de uma maneira bem esclarecedora.Muito bom

    ResponderExcluir
  19. Eu achava que tinha Endometriose, devido às intensas dores que tinha quando menstruava. Uma vez eu cheguei a desmaiar de dor, suava frio e tive que ir carregada para o hospital, por causa das cólicas horríveis. Fiquei algumas horas internada, fiz exames, mas nenhum médico me disse o que eu tinha, até que um ginecologista me perguntou se eu topava parar de menstruar (até pela anemia que eu tinha e nunca acabava), me passou um anticoncepcional de uso contínuo, e, desde então, realmente não sinto mais aquelas dores infernais.
    Vc é guerreira mesmo, pq aguentar essas dores é passar por uma amostra grátis de parto. Força, mana!
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua de olho nisso, Isa! Sempre que puder faça uns exames de rotina. Até eu ser diagnosticada de fato com a endo passei por vários exames. Mesmo que não seja endo é sempre bom ficar de olho. Realmente é um dor terrível! Fico feliz que esteja se sentindo melhor em relação a isso! Beijos <3

      Excluir
  20. Oi, Mariana! Estava pesquisando sobre tratamentos alternativos para a endo e achei seu post... vi que já se passaram alguns meses, como você está? Tem se dado bem com o tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sianny! Obrigada pelo comentário <3 Felizmente estou me dando super bem com o tratamento. Minha menstruação está bem regular e não tem mais o fluxo intenso de antes. As dores também estão quase nulas, tem meses que não sinto nenhuma. O sangue coagulado também diminuiu em 95%, os que vem agora são poucos e bem pequenos. Sem dúvida alguma tenho me sentido bem melhor.

      Excluir
    2. Mariana, bom dia!
      Como esta seu tratamento? Vc parou completamente com o AC?
      Estou em dúvida, tenho um endometrioma de 6cm em ovário direito, meu médico sugeriu uma nova laparo (já fiz uma e não tenho a trompa direita), não se se tomo o AC - como ele indicou ou se começo os fitos. Me ajuda!

      Excluir
  21. Mariana, bom dia!
    Como esta seu tratamento? Vc parou completamente com o AC?
    Estou em dúvida, tenho um endometrioma de 6cm em ovário direito, meu médico sugeriu uma nova laparo (já fiz uma e não tenho a trompa direita), não se se tomo o AC - como ele indicou ou se começo os fitos. Me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tenho seguido o tratamento com uso de kefir e chá de uxi amarelo e unha de gato, além de uma alimentação balanceada. Tive alguns meses de ciclos bem irregulares, porém quando finalmente se regulou não tive nenhum tipo de dor. Bem em breve farei os exames de rotina pra ver como anda tudo. Talvez eu volte com a AC, depois de um ano sem, porém dessa vez de forma não ininterrupta.

      Cada caso é um caso e cada organismo funciona de um jeito. A gente tem que descobrir mesmo na prática como o tratamento vai funcionar pra gente. E é preciso ter muita disciplina.

      Excluir