{Blogosfera} Como Deixar Seu Blog Mais Rápido Otimizando Imagens

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vim falar sobre um assunto que parece bobo mas que na verdade faz toda a diferença e que, se não trabalhado corretamente no seu blog, pode sim fazer com que você perca acessos. Vocês hão de concordar comigo que hoje em dia as pessoas querem tudo da forma mais rápida possível. O tempo é curto e a impaciência é grande.

Essa pressa não é diferente quando estão navegando pela internet. Então se um blog demora mais que alguns segundos para carregar, por mais que a postagem interesse muito o internauta, ele simplesmente irá fechar aquela aba e segue o baile. 

blogosfera, velocidade de blog, otimizaçao de imagem, deixar blog mais rapido, deixar blog mais leve
Um dos fatores que colabora e muito para deixar seu site pesado são as imagens. Ué, Mariana! Então terei que parar de usar imagens? Não! Não, mesmo! Até porque a internet é extremamente visual e as imagens são sempre um cartão de visita. Então como utilizá-las da forma certa e fazer com que elas sejam suas amigas e não inimigas? Vamos lá que eu te explico.

Na maioria das vezes, quando estamos escrevendo uma postagem e acrescentamos uma imagem, para deixar no tamanho que desejamos clicamos nela e selecionamos se queremos ela pequena, média, grande, etc, não é mesmo?! Esse recurso apenas "maquia" a imagem. Se o tamanho da imagem for, por exemplo, de 1366 x 646px, após esse processo citado acima ela continuará com esse tamanho, porém terá a aparência diminuída. Agora imagine como seu blog ficará pesado para carregar se pelo menos 60% das suas postagens tiverem imagens de 1000px para cima.

Nesse caso o que devemos fazer é editar a imagem para que ela realmente diminua de tamanho. Para isso pode ser usado qualquer tipo de editor, mesmo o mais simples. É certo que perde-se um pouco de tempo nessa etapa, mas é um trabalho que vale a pena e te dá retorno.

Eu costumo usar o PhotoScape para essa edição, pois ele é bem prático e mais rápido. Com ele economizo bastante tempo. A edição é bem fácil e não tem segredo nenhum, mas vamos ao passo a passo?

1. Abra a imagem no editor em que irá usar (no meu caso PhotoScape) e observe o tamanho original da imagem.

blogosfera, velocidade de blog, otimizaçao de imagem, deixar blog mais rapido, deixar blog mais leve

2. Vá e redimensionar e mude o valor atual de pixels para o tamanho que você deseja que imagem fique. Importante não desmarcar o quadradinho que preserva o aspecto de proporção, pois assim a imagem não ficará distorcida, nem perderá a escala de seu tamanho original.

blogosfera, velocidade de blog, otimizaçao de imagem, deixar blog mais rapido, deixar blog mais leve

Prontinho! Querem uma dica extra que também faz toda a diferença? Na hora de salvar a imagem a nomeie com algo que tenha relação com o seu post ou mesmo com o próprio nome da postagem, assim as chances do google te colocar nos resultados da pesquisa de quem procurar sobre o assunto de seu post será maior.

blogosfera, velocidade de blog, otimizaçao de imagem, deixar blog mais rapido, deixar blog mais leve

Espero que tenham gostado da dica e que tenha conseguido ajudar vocês de alguma forma. Caso passem a fazer a otimização das imagens que irão usar em seus blogs não deixem de me contar aqui nos comentários se notaram alguma diferença na velocidade dele.

Beijos e até o próximo post! 
44 comentários via Blogger
comentários via Facebook

44 comentários

  1. Ótimas dicas, eu uso muito o photo scape ele é um programa maravilhoso!
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  2. Geralmente eu uso um comprensor de imagem online para reduzir o tamanho de kb e não perder a qualidade e o tamanho da imagem.

    www.styledadani.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma ótima também! Até que com o photoscape eu não costumo muito perder a qualidade, mas quando perco faço o mesmo.
      Beijos

      Excluir
  3. Muito boas as suas dicas, as vezes entro em blogs que é super pesado, que dá até vontade de ir embora, são muitas imagens pesadas isso prejudica muito o blog, você ajudou muito com esse post, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lucimar. Também visito muitos blogs assim e dá uma desânimo enorme de esperar carregar. Confesso que muitas vezes desisto.
      Beijos

      Excluir
  4. Sempre faço isso e faz muita diferença no carregamento do blog.
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  5. Preciso de mais dicas assim!! adorei vou adotar para meu blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai sentir uma diferença enorme no carregamento do blog. Fica de olho aqui que sempre vai ter dica.
      Beijos

      Excluir
  6. Opa!! Que dicas maravilhosas e super uteis.. Com certeza essa postagem vai ajudar muita gente. Ja curti demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Ingrid! Espero que ajude bastante.
      Beijos

      Excluir
  7. Ótimas dicas!! Utilizo esse programa também para estar otimizando as imagens. <3

    ResponderExcluir
  8. ótimas dicas para nós blogueiras! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  9. Falou tudo Mariana, eu por vezes acabo saindo de um blog legal por que ele é impossivel de carregar! Sem dpuvida o uso de imagens é indispensável, e não dá pra colocar imagens com baixa qualidade também, ai fica o dilem, mas suas dicas vem pra somar e nos ajudar! Dicas anotadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um dilema, Sara. Precisamos de uma imagem na melhor qualidade possível, porém bem leve. Nem sempre é fácil.

      Excluir
  10. Obrigada pela dica, vai me ajudar muito no meu blog. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  11. obrigadas pelas dicas, já estou seguindo varias que achei aqui no blog <3

    ResponderExcluir
  12. Olá adorei as dicas, acredito que não tenha coisa mais chata que entrar em blogs pesados que demoram horrores para carregar. Vou aplicar suas dicas no meu blog também! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Jaqueline. Acredito que ninguém goste muito dessa espera. Espero que a dica te ajude. Beijos

      Excluir
  13. É verdade que a imagem pesa no post, eu costumo diminuir as minhas online no Tinypng.
    Gostei muito da dica para salvar a imagem com o nome do post.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitos sites onde é possível diminuis as imagens mesmo, e são excelentes. Essa dica do nome faz toda a diferença na busca do google. Beijos

      Excluir
  14. Dessa dica eu não sabia e olha que sempre vivo procurando formas de deixar meu blog mais otimizado, vou testar essa dica! Adorei!

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Vou tentar implementar nos meus outros blogs.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Adorei a dica, também uso o PhotoScape, acho ele bem prático. Normalmente eu só corto a imagem para deixar ela no tamanho da largura do blog, algo que notei não fazer diferença depois de um tempo. Não sabia sobre nomear as imagens também, começarei a fazê-lo. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PhotoScape é bem prático mesmo, Felipe. E economiza bastante tempo. Depois me diz se notou diferença com as nominações das imagens. Beijos

      Excluir
  17. Dica maravilhooooosa!!! Isso ai, vamos crescer juntas uma ajudando a outra!

    ResponderExcluir
  18. oi!
    Eu não entendo nada sobre este assunto,seu texto é otimo e vai ajudar muito. Principalmente leigos como eu :D
    bjo

    ResponderExcluir
  19. Mariana já ouvir falar desse programa. Vou testá-lo e ver outras funcionalidades.
    Geralmente redimensiono do paint.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale a pena testar o PhotoScape. De todos que já usei ele é o mais rápido e prático, além de praticamente quase não perder a qualidade da imagem.

      Excluir
  20. Adorei as dicas, para nós blogueiras quanto mais dicas melhor👩‍💻😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sempre bom estarmos por dentro de todas as dicas possíveis =)

      Excluir
  21. Menina acredita que estou exatamente com esse peoblena no meu blog?! Acho que seja justamente isso as imagens em alta resolução que estava diminuindo apenas no tamanho. Agora descobrir o problema é graças ao seu post irei aoluciona-lo. Parabéns muito bem escrito e detalhado seu blog. Ameiii.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ter ajudado. O blog realmente fica bem mais leve quando temos esses cuidados, não é mesmo?! <3

      Excluir