Ainda Vale a Pena Ter um Blog em 2020?

Se você deseja criar um blog como fonte de renda ou mesmo como um passatempo e se pergunta se ainda vale a pena, a resposta é: sim! Apesar do crescimento das redes sociais e pela aparente preferência do público pelos vídeos em vez dos textos, os blogs não morreram e muito menos estão saturados.

O que acontece é que muitas vezes as pessoas tentam ter um blog porém não possuem conhecimento suficiente de como estruturá-lo, não entregam um bom conteúdo - muitas das vezes copiam algo que já faz sucesso - e não postam com frequência, faltando com compromisso. Isso nos leva a crer que de fato os blogs não morreram, apenas tornaram-se mais profissionais.

ainda vale a pena ter um blog em 2020

VANTAGENS DE SE TER UM BLOG EM 2020

- Independência de Outras Plataformas
Embora algumas plataformas tenham sido mais procuradas e se mostrado mais lucrativas, como o youtube, é valido manter o bom e velho blog concomitante à adesão das novas plataformas. Isso porque, caso você perca sua conta na plataforma em questão ou sua monetização atrelada a essa plataforma seja afetada de alguma maneira, você não perderá todo o seu suado trabalho de uma hora para outra.

- Programa de Afiliados e Parcerias
Esse fator não só demonstra como os blogs ainda estão vivos como também nos oferece uma outra forma de lucrar na internet. Hoje em dia praticamente todas as grandes marcas e empresas oferecem programas de afiliados e/ou parcerias com blogs.

- Domínio Próprio e Personalização
O domínio próprio, além de não ser caro, passa credibilidade, ajuda a deixar a sua marca registrada e ainda contribui para uma boa posição no ranqueamento do google com um domínio amigável. Com o blog você ainda pode optar pela plataforma na qual vai hospedar seu site. Hoje em dia existem muitas plataformas, como Blogger e Wordpress, que além de gratuitas te dão diversas possibilidades para personalizar seu blog e deixá-lo de acordo com a sua marca.

ainda vale a pena ter um blog em 2020

DESVANTAGENS DE SE TER UM BLOG EM 2020
Trabalhar com blog é um trabalho de formiguinha, o investimento deve ser constante e a longo prazo. É necessário se dedicar diariamente, mostrar-se presente e atualizar-se o tempo todo. O resultado não será imediato, mas se o seu trabalho for feito da forma correta, ele virá.

COMO FAZER O TRABALHO COM BLOG FUNCIONAR?

- Tenha um Nicho Específico
Saiba com o que você quer trabalhar. Escolha seu nicho, pesquise tudo que puder sobre ele e o explore de todas as formas. Não comece a misturar nichos, caso contrário deixará seus leitores confusos, a não que seu blog seja especificamente para tratar sobre assuntos diversos.

- Estude Sobre Seus Leitores
Mesmo que você não tenha a intenção de efetuar vendas em seu blog é importante que você trate seus leitores como clientes se quiser ter um tráfego considerável e lucrar com isso. Você precisa saber o que os leitores do seu nicho procuram e como procuram para dar a eles o que eles querem.

- Aposte no SEO e no Google
Estude tudo o que puder sobre SEO e aposte fortemente nas palavras chaves e formas de fazer o Google te encontrar. O resultado não e imediato, mas com um bom trabalho de SEO você pode consegue uma ótima colocação no ranqueamento do Google.

ainda vale a pena ter um blog em 2020

- Tenha um Blog com Aparência Profissional
Pesquise os blogs mais famosos/acessados e competentes, observe seus layouts para saber o que está em alta, quais gadgets você pode usar, o que fica mais agradável aos olhos e o que você pode aproveitar para o seu nicho. Nesse momento é importante entender que você não poderá copiar os blogs que pesquisará, apenas usar como inspiração. Afinal de contas, originalidade e a alma do negócio. Caso você não entenda sobre edição ou programação, contrate um web designer. Se você deseja lucrar com esse trabalho é necessário investir.

- Gere Engajamento e Aumente seu Tráfego
Realize seu trabalho no blog de forma engajada e amplie seu alcance orgânico. Explore todas as redes sociais possíveis, se faça presente e estude muito sobre marketing digital. Esteja por dentro dos assuntos atuais, como memes, por exemplo, e use isso a seu favor.

O blog é uma ótima forma de conquistar seu espaço na internet, seja como passatempo ou como profissão, por isso, para ter um bom resultado, é importante caprichar no trabalho e se atualizar diarimente. Dedique-se e o retorno virá!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário