{Precisamos Falar Sobre} Ano Novo, Vida Nova?

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje eu tinha me programado para postar uma resenha aqui no blog mas, no exato momento que sentei para escrever, senti vontade de falar sobre o ano que está começando e achei melhor não ignorar essa tal vontade. Então, lá vamos nós para uma postagem bem com cara de troca de ideias. Quase uma daquelas conversas profundamente filosóficas da madrugada que parecem não fazer sentido nenhum mas que, no fundo, fazem.


Nessa época do ano - natal, ano novo - é muito comum que as pessoas comecem a traçar metas para suas vidas. Acho que isso dá um certo gás, uma nova energia para o novo ano que teremos que "enfrentar". Uma das frases que mais ouvimos nessa época é: "Ano novo, vida nova". Mas será que é realmente assim?

O que a gente acaba ignorando é que nossa vida não vai mudar magicamente apenas porque o ano mudou. Para que nossa vida possa realmente mudar nós precisamos mudar nossas ações, nossos pensamentos e, acima de tudo, deixar o passado pra trás. A mudança começa de dentro pra fora mas, infelizmente, não é tão fácil quanto parece.

Que atire a primeira pedra quem ainda não deu a primeira mancada de 2019. E quando digo mancada, quero dizer dessas que damos com nós mesmos. A gente começa o ano dizendo que vai fazer tudo diferente e, quando nos damos conta, já estamos reagindo a tudo da mesmo forma com a qual já estávamos acostumados antes.


"Meu Deus, Mariana enlouqueceu de vez. Que postagem mais nada a ver com nada". Sim... Talvez! (risos) Mas não tem nada melhor que sentar para preparar a postagem do dia e simplesmente deixar a escrita fluir e, se realmente está fluindo, é porque esse é um assunto com o qual eu já estava matutando faz tempo.

Acabei chegando à conclusão de que aprender com o passado para ter um bom futuro é mais fácil no papel do que na prática. Nos últimos meses, sempre que eu paro para pensar nas coisas que eu tenho vivido eu acabo fazendo um link com algo do passado que me ajudou a passar pela situação atual da melhor forma possível mas, ainda assim, é muito fácil a gente se auto sabotar.

Talvez a gente tenha medo de repetir o passado. Medo de nos arriscarmos de novo. Medo de nos machucarmos de novo. Medo de nos jogar de cabeça em algo que estamos planejando há muito tempo. Medo principalmente de falhar, de não sermos tão bons quanto precisamos para alcançar uma conquista pessoal.  


É difícil abandonar algumas das nossas bagagens pelo meio do caminho, mesmo que seja necessário. Então, por mais que tenhamos o discurso "ano novo, vida nova" na ponta da língua, continuamos vivendo no básico, no automático, aceitando o que vier. Como diz um poema de Paulo Leminski: "Não discuto com o destino. O que pintar, eu assino".

Pra resumo da ópera, todo esse texto foi pra lembrar não apenas para quem o está lendo, mas também a mim mesma, que a vida é um eterno aprendizado. Não dá pra fazer do futuro um espelho do passado, ou julgar novas pessoas pelos erros de outras. É respirar fundo, seguir em frente, confiar desconfiando (porque afinal de contas não podemos ignorar completamente tudo pelo que já passamos), esperar por tudo de melhor e, principalmente, sermos a cada dia uma versão melhor de nós mesmos.
12 comentários via Blogger
comentários via Facebook

12 comentários

  1. Amei a reflexão, concordo totalmente que aprender com o passado para ter um bom futuro é mais fácil no papel do que na prática, mas que possamos conseguir colocar tudo em prática. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Talyta. Que em 2019 a gente consiga colocar todos os conhecimentos em prática <3 Feliz ano novo!

      Excluir
  2. oi!
    Eu adorei a reflexão :D é sempre bom pensar no futuro e refletir sobre o que já fizemos. Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  3. 😂😂😂 menina assim que deu meia noite eu disse "vou ser menos estressada" dia 1 eu já toquei um copo na parede kkkkkkk.. Adorei sua reflexão

    ResponderExcluir
  4. Curti a reflexão. As vezes me sinto assim com relação ao que tenho feito. Estou trabalhando com pequenas ações para melhorar e parar com a auto sabotagem. Sei que tenho medos internos que me sabotam e tenho buscado profissionais na internet mesmo que me ajudam a refletir e receber um belo puxão de orelha ou chicoaching tem me ajudado. Mas enfim, é algo que temos que vigiar sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu também tenho esses medos e auto sabotagens. Me vigio o tempo todinho. Temos que buscar melhorar sempre.

      Excluir
  5. Oiii, Mariana
    Amei a conversa filosófica da madrugada, haha (conste que, segundo o horário de Brasília já são 00:24, então, sim, é madrugada, kkkk). Bom, concordo com você, é preciso não só mudar o ano, mas mudarmos a nós mesmos. Esse ano de 2019 estou tentando ser mais organizada, realizar coisas que posterguei por muito tempo, e com esforço estou conseguindo.
    Amei seu texto. Um abração <3

    www.eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguimos ter mesmo uma conversa filosófica da madruga huahuah Espero que você consiga alcançar seus objetivos nesse novo ano. Aos pouquinhos a gente chega longe. Um abração, Mirelle <3

      Excluir