TAG - Direitos do Leitor

Olá, pessoal! Tudo com vocês?
Estava eu por aí nos canais literários da vida até que no canal da Izabela Lopes eu me deparei com a tag Direitos do Leitor e fiquei super afim de responder. Todo leitor tem o direito de gostar ou não de certo livro ou de não conseguir ler algum autor, não é?! Pois então, é sobre isso que essa tag vai falar.


1. O direito de não ler: Um livro que você não quer ler nem que te paguem.

"Cinquenta Tons de Cinza". Posso até "pagar a língua" e em algum momento da minha vida acabar lendo esse livro, mas não sinto, e nunca senti, a menor vontade.

2. O direito de pular páginas: Um livro que você leu só o que interessava.

Alguns livros de contos e poesia que precisei ler na faculdade. Acabava lendo só os que seriam necessários para algum trabalho ou prova, deixando os outros de lado. A falta de tempo também levava à isso.

3. O direito de não terminar um livro: Um livro que você começou algumas vezes antes de ler inteiro.

"Nada Mais a Perder" da Jojo Moyes. Ainda bem que insisti nele, tentando várias vezes dar continuidade a leitura, porque simplesmente amei o livro.

4. O direito de reler: Um livro que você salvaria no fim do mundo, para reler pela eternidade.

Mas é claro que seria "O Morro dos Ventos Uivantes" da autora Emily Brontë. Deus me livre nunca mais poder reler esse livro.

5. O direito de ler qualquer coisa: O livro mais improvável que você já leu e gostou, e que algumas pessoas talvez duvidem que você leu.

"Cidades de Papel" do John Green. Já faz bastante tempo que li esse livro então não sei se, caso o relesse hoje em dia, ainda gostaria tanto. Ainda assim, me lembro muito bem de que antes ele era o meu segundo livro preferido do John Green e muita gente já achou isso estranho.


6. O direito ao bovarismo: Um livro que parecia ótimo! Mas o tempo passou e você pensou a respeito.

Definitivamente o livro "Belo Desastre" da autora Jamie McGuire. Me lembro de que quando o li gostei bastante da história e fiquei super ansiosa pela continuação, depois parei um pouco pra pensar e desgostei do livro bem rapidinho. O livro não acrescenta em absolutamente nada na nossa vida e tenho quase certeza de que, se relesse esse livro hoje, sentiria algo bem ruim em relação ao personagem Travis Maddox.

7. O direito de ler em qualquer lugar: O lugar mais estranho/improvável em que você já leu um livro.

Acho que na cozinha, enquanto fazia o almoço. Em uma mão estavam as penelas e na outra ou livros. (risos) Cá entre nós, quando nos deparamos com aquele final de livro inacreditável a gente não solta ele até terminar.

8. Direito de ler uma frase aqui e outra ali: Um livro que te alimenta com pequenas doses diárias.

A coletânea "Toda Poesia" do Paulo Leminski. Li ele em doses homeopática. Cada dia abria uma página aleatória, lia um poema e depois guardava, até ter certeza de que já tinha lido todos. Gostei bastante dessa forma de leitura.

9. O direito de ler em voz alta: Um livro que você precisou ler em voz alta.

Odeio ler em voz alta, mas já li várias passagens do livro "O Morro dos Ventos Uivantes" em voz alta só para mostrar quão maravilhoso, profundo e intenso ele é. Pura estratégia de propaganda vinda de uma fã.

10. O direito de calar: Um livro que te deixou sem palavras, porque era muito bom ou muito ruim.

"Memórias Póstumas de Brás Cubas" do querido Machado de Assis. O engraçado é que ele me deixou sem palavras por ser muito bom e muito ruim ao mesmo tempo. Na minha primeira leitura eu não curti o livro mas, assim que li as últimas páginas e analisei um pouco a história do livro, passei a amá-lo. Ainda bem, pois rapidinho tive que arrumar palavras para ele, já que tinha um seminário da faculdade para ser feito.

Por hoje é só pessoal, espero que tenham curtido a tag. Não deixem de comentar o que acharam, me contem também qual direito você sempre tem como leitor. Beijos e até a próxima!

14 comentários via Blogger
comentários via Facebook

14 comentários

  1. Super legal essa TAG, ótimas respostas!
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Eu adorei essa tag ☺ é otima, eu gosto muito de Memoria póstuma de Brás cubas....

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Muito bacana sua tag! Quando estudava teve vários que só li porque fui obrigada porque eram muito ruins. Meu preferido ate hoje foi Senhora.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma tristeza ler por obrigação, né?! Felizmente acabamos nos encantando por alguns.

      Excluir
  4. Achei muito interessante essa TAG, ela faz com qu possamos relembrar muitas leituras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, adoro esses momentos de revisitar memórias e leituras passadas.

      Excluir
  5. Olá Mari!
    Adorei a tag, nós leitores temos tantos direitos né rs'
    o direito de ler uma frase aqui outra ali rs' quem nunca fez isso? Faço muito isso quando leio livros de suspenses para vê se o personagem está bem rs'
    Lembro como se fosse ontem eu lendo "Belo Desastre" como fiquei envolvida e apaixonada, certo que o Travis é bem prepotente, e chato, mas o amor ali era verdadeiro. Lembro que fiquei numa ressaca enorme rs'
    Acho que irei responder essa tag no meu cantinho, adorei!

    beijos!
    https://blogmalucaporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vou ficar de olho lá pra ver suas respostas. Quando li "Belo Desastra" também fiquei toda "uaaal", mas depois que analisei bem a história não curti muito. Isso é bem louco, a narrativa prende e, de certa forma, encanta a gente, mas no fim não acrescenta em nada. Eu tenho vontade de um dia relê-lo pra ver qual seria minha impressão atual.

      Excluir
  6. ah eu amo demais tags literárias! sao muito criativas! eu tbm nao leio 50 tons de cinza nem pagando rs

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, menina?! Não tenho nada contra, mas também não tenho a favor huahua

      Excluir
  7. Muito top esa tag e bem original! Dá pra relembrar muitas leituras passadas, fazer um "balanço "sobre elas!

    ResponderExcluir