{Resenha} O Homem de Giz - C.J. Tudor

Autor(a): C.J. Tudor
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 272
ISBN: 9788551002933
Onde comprar: Amazon | Saraiva

Sinopse: Assassinato e sinais misteriosos em uma trama para fãs de Stranger Things e Stephen King.
Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.
Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.
Alternando habilidosamente entre presente e passado, "O Homem de Giz" traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.

"O Homem de Giz" é um suspense psicológico um tanto quanto perturbador e de tirar o fôlego. Nele é contada a história de Eddie durante dois momentos de sua vida: a infância e a fase adulta, dando ênfase aos acontecimentos em comum desses dois períodos.

O livro já começa nos impactado com uma narrativa bastante detalhada de um acidente que ocorre no parque, onde Eddie e seus amigos passeiam pela primeira vez sem a companhia dos pais. Nesse acidente uma garota muito bonito que Eddie observava é atingida e ferida gravemente pelo carrossel e uma outra pessoa que Eddie também observava anteriormente pede sua ajuda para salvar a garota. Tal acontecimento dá início a uma sequência de fatos estranhos.

resenha, intrinseca, c j tudor, homem de giz


Embora não haja um consenso de quando tudo começou, a história se inicia em 1986, durante as férias escolares de Eddie. A cidade de Anderburry, onde ele vivia, era um lugar calmo e sem muitas opções de lazer e diversão para os jovens. Assim, Eddie e seus amigos, Gav Gordo, Mickey Metal, Hoppo e Nick, passavam suas férias explorando o bosque em busca de aventura.

Confesso que até o momento nunca li um livro do Stephen King mas, só pelo fato de ter assistido à nova adaptação de "It: A Coisa", já pude fazer uma correlação quase que automática entre as duas histórias. Inclusive, parece que cada personagem de It tinha seu próprio e novo papel em "O Homem de Giz", até mesmo aquele grupo de adolescentes mais velhos que praticam bullying.

"Nós achamos que queremos respostas. Mas o que realmente queremos são as respostas certas. É a natureza humana. Fazemos perguntas que, esperamos, nos tragam a verdade que queremos ouvir. O problema é que você não pode escolher suas verdades. A verdade tem o hábito de simplesmente ser a verdade. A única escolha real que você tem é acreditar ou não."

É durante essas férias que o jovem grupo de amigos decide começar a usar códigos segretos para se comunicarem. Cada um deles tinha uma cor de giz e, quando queriam mandar uma mensagem, deixavam homenzinhos de giz desenhados. Não muito depois do início dessa brincadeira coisas estranhas começaram a acontecer na cidade e, se você prestasse bem a atenção, sempre tinha um homenzinho de giz por perto até que, em uma tarde, o grupo segue os homenzinhos até um corpo desmembrado.

resenha, intrinseca, c j tudor, homem de giz

Os capítulos do livro intercalam entre o passado e o presente de Eddie, o que acaba colaborando para nos deixar mais curiosos ainda em relação com o trauma que Eddie e seus amigos sofreram na infância e que agora, anos depois, parece ter voltado a atormentá-los.

Os capítulos intercalados também me ajudaram muito com a conexão de alguns fatos do passado e do presente e me colocaram para pensar, enquanto eu tentava montar um quebra cabeça com as informações soltas aqui e ali e tentando descobrir se, diante as revelações sobre a personalidade de Eddie, eu deveria realmente confiar nele e em sua narrativa.

"A maioria das pessoas faz coisas ruins em algum momento da vida, coisas que gostariam de reverter, coisas das quais se lamentam. todo mundo erra. Todo mundo tem o bem e o mal dentro de si. Só porque alguém faz algo terrível isso deve ofuscar todas as coisas boas que fez anteriormente? Ou há coisas tão ruins que nenhum ato de bondade pode redimir?"

Para algumas pessoas não é novidade que eu amo thrillers e suspenses psicológicos, mas eu devo confessar que esse livro mexeu bastante comigo e eu senti medo em diversos momentos. Em alguns deles a tensão era tanta que eu me via obrigada a tirar os olhos do livro e espiar os cantos no quarto (risos). Mas valeu a pena encarar.

resenha, intrinseca, c j tudor, homem de giz

O livro ainda teve dois pontos completamente inesperados e surpreendentes: um positivamente e outro negativamente. Não era de se admirar que, a certa altura da narrativa, ocorresse algo que me incomodaria ao extremo. Foi uma daquelas passagens que podem facilmente me fazer desistir de um livro mas, com o tempo, tenho me tornado mais "tolerante" a esse tipo de leitura.

Já o ponto positivo foi muito positivo mesmo e, acho que posso falar aqui, já que (acredito eu) não chegue a ser um spoiler. A mãe de Eddie trabalhava em uma clínica de aborto, e isso em um contexto de meados do século XX. Eu achei super legal como o tema foi abordado no livro. Não foi pedante, nem aprofundado, apenas retratado. Além de mostrar a relação dos habitantes daquela pequena cidade com o assunto em questão. Sem muito alarde a autora deixa uma mensagem super importante subentendida.

"Esse é o ponto Eddie. Você precisa entender que ser uma pessoas boa não é cantar hinos ou orar para algum deus. Não se trata de ostentar uma cruz ou ir a igreja todo domingo. Ser uma boa pessoa tem a ver com a maneira como você trata os outros. As pessoas boas não precisam de religião, porque sabem em seu íntimo que estão fazendo a coisa certa."

resenha, intrinseca, c j tudor, homem de giz

Posso afirmar que o livro "O Homem de Giz" me surpreendeu bastante e me fez mudar de ideia e ficar de queijo caído várias vezes seguidas durante as últimas páginas. Sem dúvida alguma, o livro e a autora C.J. Tudor têm um lugar muito especial no meu coração, principalmente por ter dedicado alguns bons parágrafos de referência à série Doctor Who.

"Supomos coisas porque é mais fácil, mais preguiçoso. Isso nos impede de pensar demais. Isso nos impede de pensar demais. Geralmente sobre coisas que nos deixam desconfortáveis. Mas não pensar pode levar a mal-entendidos e, alguns casos, a tragédias."
14 comentários via Blogger
comentários via Facebook

14 comentários

  1. Esse livro está rondando a minha vida já há algum tempo, volta e meia vou na livraria e ele está lá, na minha cara. Mas nunca tinha parado para conhecer a história, fiquei bem mais curiosa depois da sua resenha. Não sabia dessas conexões com It, nem que intercalava entre passado e presente (adoro isso desde Caixa de Pássaros. Parece bem bacana mesmo, mas fiquei com pé atrás em relação ao ponto negativo, se foi ele que te fez tirar uma estrela, tô assustada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não assuste pelo ponto negativo, ele nem de longe desmerece o livro, é só um detalhe que pessoalmente me incomoda, mas pode não incomodar você ou outras pessoas, além de não durar nem 2 págunas se bem me lembro. Vai fundo no livro. Ele é um thrillher psicológico e tanto. Vale a pena demais lê-lo.

      Excluir
  2. Nossa, juro que não conhecia. Já anotei aqui como dica para procurar!

    ResponderExcluir
  3. O livro O Homem de Giz tem uma história de suspense, mistérios, é bom ler um livro e esse livro vem mexer com a gente, confesso que a capa dá um medo, mais lendo a sua resenha o livro tem uma boa história, ótima a sua indicação de livro, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro dá medo em certos momentos também huahau Mas nada insuportável, torna a experiência mais real e especial.

      Excluir
  4. Olá!
    Parabéns pela resenha, adorei conhecer o livro! Um bom suspense não dá vontade de parar de ler enquanto não acabar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Realmente não dá vontade mesmo. É viciante.

      Excluir
  5. A capa já é bem misteriosa e com certeza uma leitura rodeada de suspense. Gostei de suas fotos, super criativa e a sua resenha super nos instiga a querer ler tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, fico muito feliz que tenha gostado! É um livro cheio de suspense mesmo, quase pirei até descobrir a verdade.

      Excluir
  6. Menina que eu já fiquei curiosa para ler esse livro!! Adoro demais suspense e sua resenha só me deixou com mais vontade ainda de descobrir esse ponto negativo que quase te fez parar de ler rs Com certeza é um titulo que já entrou na minha lista de leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim sim, heim! Quando ler volta aqui para gente trocar umas ideias sobre o livro.

      Excluir
  7. Não conhecia ainda o livro, adorei a forma que tu escreveu a resenha bem detalhada. Beijo
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado. Fica aí uma recomendação.

      Excluir