{Resenha} Baía da Esperança - Jojo Moyes


Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 301
ISBN: 9788580578737
Sinopse: Liza nunca conseguiu fugir do passado. Mas nas praias paradisíacas da encantadora comunidade de Silver Bay ela ao menos encontrou a liberdade e a segurança que procurava se não para ela, para sua filha pequena, Hannah, até que Mike Dormer se hospeda no hotel que Liza administra com a tia.Um perfeito cavalheiro inglês, com roupas elegantes e olhar sério, Mike pode significar o fim de tudo que Liza trabalhou arduamente para proteger: não apenas o negócio da família e o lugar que tanto gosta, mas principalmente a convicção de que ela nunca amaria nem seria digna de amor outra vez.

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Já faz um tempinho que não trago resenha literária aqui no blog e hoje decidi que chegou a hora de mais uma. O livro que escolhi trazer é o "Baía da Esperança" da autora Jojo Moyes. Sim, esta autora maravilhosa que, querendo ou não, já virou sinônimo de livro perfeito e, querendo ou não, nós iremos colocar todas as expectativas possíveis em seus livros. 

O livro se inicia com a personagem Kethleen nos levando para a década de 60 quando ela ainda bem jovem e pescou um tubarão. Esse acontecimento acabou acarretando no crescimento do turismo da cidadezinha onde ela vivia e o hotel da família, o  Silver Bay, passou a receber diversos hóspedes.

Como em praticamente todos os livros da Jojo a trama é dividida em acontecimentos passados e presentes, porém o livro "Baía da Esperança" é narrado predominantemente no presente e, neste presente, Kethleen já é uma senhora responsável pelo gerenciamento do hotel Silver Bay e pelo Museu dos Navios-baleeiros.

resenha, jojo moyes, intrinseca, baía da esperança

Kathleen mora com sua sobrinha Liza, uma mulher com um passado um tanto quando misterioso. Sua personalidade em um primeiro momento pode ser definida como: infeliz na terra e viva no mar. Liza também tem uma filha, a Hanna, uma jovem com seus 12 anos. As três dividem não apenas a moradia, laços familiares e segredos sombrios, mas também as despesas cada dia mais difíceis de ser quitadas pois, após a fama do Silver Bay e do tubarão capturado, houve um incêndio no local que, junto ao desenvolvimento da cidade, ocasionou a decadência do hotel. 

Atualmente Kathleen e suas sobrinhas sobrevivem dos poucos hóspedes que, procurando um lugar calmo para ficar, escolhem o Silver Bay. Enquanto isso, os observadores de baleias dependiam que os golfinhos e as baleias aparecessem para que assim os turistas pagassem pelo passeio. 

Fazendo um contra ponto com os moradores de Silver Bay, temos o Mike, um homem do mundo dos negócios, que não para de crescer um sua vida profissional. Bem sucedido e morador de uma cidade grande e movimentada.

"Se eu inclinasse a cabeça, conseguia ver as pessoinhas na calçada: homens e mulheres vestindo azul, preto ou cinza, andando com elegância abaixo das construções cobertas de fuligem para comprar o almoço em embalagens de plástico, para depois engolirem a comida, sentados em suas mesas."

Mike está prestes a se casar porém, antes de seu casamento, ele recebe de seu chefe e sogro a tarefa de viajar para Austrália e preparar todas as papeladas e autorizações para a construção de um novo hotel da empresa. É aí que as histórias começam a se entrelaçar pois, durante o período de negociações, Mike ficará hospedado em Silver Bay.

Durante sua hospedagem Mike acaba se tornando muito próximo de Kethleen, Liza, Hanna e dos demais observadores de baleira, então ele passa a entender que a construção do hotel de sua empresa irá não só atrapalhar o ganha pão de todos eles como também irá prejudicar a ecossistema marinho do local.

"Devia haver um jeito, pensei, de associarmos os dois conjuntos de necessidades: as da nossa proposta de hotel e as dos observadores de baleia."

resenha, jojo moyes, intrinseca, baía da esperança

A parte que mais gostei do livro e que pra mim foi a chave de ouro da história, foi a abordagem dos animais marinhos, em especial o golfinho e a baleia. Foi genial a forma como a Jojo os inseriu na história e abordou o tema de como o desenvolvimento de lugares próximos ao mar e oceanos podem afetar os animais marinhos.

"Escute, amigo, aqui todos somos a favor do desenvolvimento. (...) Sabemos que precisamos de empregos (...) Mas nossos animais marinhos e nossa fauna silvestre não são uma consideração secundária. Não somos como a sociedade europeia que primeiro constroem e só depois se preocupam com o meio ambiente."

Confesso que o livro "Baía da Esperança" passou longe de ser o meu livro preferido da Jojo. Para ser bem franca tive ele por uns bons meses na minha estante até conseguir ir além do capitulo um e, quando consegui, pensei em desistir da leitura por diversas vezes.

Mas não! O livro não é exatamente ruim, porém a todo tempo parece faltar alguma coisa. A única questão que poderia nos manter presos ao livro, a revelação sobre passado secreto de Liza, acaba sendo tão adiada e, por algumas vezes, deixada de lado, que a curiosidade acaba indo embora.

resenha, jojo moyes, intrinseca, baía da esperança

A parte que menos gostei do livro e que me deu até certa raiva foi o fato do personagem do Mike se transformar de um cara que traiu a noiva para o homem que apareceu do nada para salvar três mulheres. No meu ponto de vista (que pode sim estar errado ou equivocado) o livro de certa forma romantiza toda a situação e narra a história de uma maneira que dá a entender que: tudo bem um homem trair sua noiva contanto que depois disso ele vire o herói da história.

No fim das contas, por mais que eu não tenha curtido o livro, digo que vale a pena sim ser lido. Principalmente para quem é fã da autora. Acho super legal para fazer um paralelo entre suas obras e saber dar o braço a torcer de que, mesmo ela sendo uma autora incrível, nem todas as suas obras serão boas para todos.

Provavelmente em algum momento eu vá ler esse livro de novo para saber se terei uma visão diferente sobre ele, pois em um momento diferente da minha visa eu posso sim vir a interpretar ele de outra maneira e até acabar gostando. E por falar nisso, algum de vocês tem uma visão diferente sobre o livro? Me conta aqui nos comentários.
12 comentários via Blogger
comentários via Facebook

12 comentários

  1. Excelente resenha. Eu tbm concordo com vc sobre romantizar certos atos.E esse que vc disse, realmente ficou bem na cara né? O fim não justifica o meio. Porem se vale a pena ser lido fica aí uma dica para quem curte a autora! Gostei da indicação e suas fotos são lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! <3 Realmente os fins não justificam os meios. Acho que dessa vez a autora deixou um pouco a desejar. Mas pra quem curte vale a pena!

      Excluir
  2. Resenha perfeita. Amo Jojo Moyes, já li muitos livros e estou sempre me surpreendendo com as obras publicadas! Esse ainda não li, mas fiquei muito curiosa! Resenha incrível. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Júlia! <3 Ela é mesmo uma autora maravilhosa! Sempre me surpreendo com as obras dela também. Adoro a maneira que ela escreve.
      Beijos

      Excluir
  3. Essa autora tem muitos livros bacanas!! vou conferir esse tema tambem!!

    ResponderExcluir
  4. Acheei muito interessante a história, apesar de nunca ter visto esse livro, mas me interessou muito, show de bola.

    ResponderExcluir
  5. Amo os livros da Jojo, mas sempre me deixam em frangalhos. Se quiser chorar é com ela mesma, e John Green! adorei a resenha, realmente o fim não justifica os meios. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem me fale. Se tem uma autora que me faz chorar é a Jojo. Mas ela é maravilhosa.
      Beijos

      Excluir
  6. Super te entendo. Eu já li dois livros da autora e não curti. Quem sabe um dia eu de mais uma chance, e leia este livro também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o primeiro livro dela que não curti muito. Mas ainda não li todos. Como gostei da maioria não desisti dela kkkkk
      Beijos

      Excluir