Olá, pessoal! Tudo certinho?
Bom, sei que ultimamente tenho postado muito aqui na categoria "Precisamos Falar Sobre" e o motivo disso é porque tem surgido muitos assuntos pertinentes para serem abordados, e o de hoje é sem dúvida um deles. Também estou muito feliz pois tenho recebido um feedback maravilhoso dos leitores do blog nessa categoria, o que me anima mais ainda em buscar novos assuntos para falar sobre.
Antes de começar o post de fato gostaria apenas de salientar que nem tudo que postarei aqui (ou nesta categoria em questão) deve ser adotado como regras por todos. Nem tudo que é bom para o meu estilo de vida será bom para o de vocês, afinal, como o diz o ditado: "cada caso é um caso", mas aqui estou eu para abrir a mente de vocês, informar e dar dicar.
Entrando de vez no assunto de hoje, vocês devem ter visto nesses últimos dias uma postagem que está rolando internet à fora sobre uma ração na qual foram encontradas larvas, certo? Houve diversas opiniões sobre o assunto; alguns grupos culpavam a marca, outros culpavam o local que revendeu e outros a própria proprietária do cão. Divergências de opinião à parte o certo é que algo está muito errado no meio disso tudo.
Eu mesma já vivi por duas vezes o desespero de encontrar larvas na ração do meu cachorro. Sendo a segunda vez justamente na mudança de ração após encontrar larvas pela primeira vez, sendo ambas rações respeitadíssimas, e uma delas eu já usava a mais de um ano e nunca tive problemas antes. Pois bem, após esse último caso que ganhou a internet decidi dar uma pesquisada sobre o que o pessoal fala dessas marcas e acabei me assustando com a quantidade de casos em que foram encontradas larvas nas rações.
Acabei me sentindo hiper culpada por em algum momento ter oferecido essas rações para meu cachorro e, se antes mesmo de toda essa descoberta eu já ponderava sobre seguir uma dieta natural para o meu filhote, o Thor, agora só me senti mais motivada ainda a dar início a essa dieta.
Mas em que consiste essa dieta natural, Mari? Deixa que eu explico! A dieta natural é uma alimentação balanceada, cozida e sem ossos, que sendo praticada direitinho irá atender a todas as necessidades nutricionais do seu cãozinho.
Primeiramente é importante pesquisar muito sobre o que dar ou não ao seu cão e quais alimentos serão necessários para manter a saúde ok. E por falar em saúde, também é interessante que, antes de aderir essa dieta, você leve seu cãozinho para um check-up no veterinário, afinal de contas, não é nada legal fazer uma mudança desse tipo na alimentação do seu pet sem saber ao certo a quantas anda a saúde dele, não é mesmo?!
Outro ponto que acredito ser importantíssimo para esse tipo de dieta dar certo é a responsabilidade e organização, pontos que consequentemente exigem o mínimo de tempo possível para você cozinhar algo para o seu cãozinho. Acredito que seja o primeiro ponto que é preciso levar em consideração. Antes mesmo de começar a pesquisar sobre os alimentos se pergunte: "eu terei tempo para cozinhar e oferecer um alimento de qualidade?".
Outro detalhe muitíssimo importante para o qual vocês precisam ficar atentos é: alimentação caseira não é o mesmo que resto de comida. Não adianta você seguir a dieta corretamente por alguns dias, para depois oferecer ao seu cãozinho um pouco da sua própria comida, pois muitos dos ingredientes que colocamos em nossa comida não são adequados para os cães, a comida precisa ser preparada especialmente para ele.
Levem em consideração que aquele famoso arroz com cenoura e franjo, ou então aquela mistureba de legumes não serão suficientes para uma alimentação saudável. Lembre-se que aderir a esse tipo de alimentação para seu cão é uma responsabilidade grande, a saúde dele está em suas mãos, então dedique-se ao máximo ou nem tente.
Para esclarecer as diversas dúvidas que podem ter surgido sobre o assunto ou para receitinhas e tudo o mais que vocês precisam saber sobre esse assunto, sugiro que vocês acessem este post do site Cachorro Verde. Foi uma ajuda e tanto para eu iniciar essa jornada saudável com meu filho de quatro patas. Praticamente acabei de iniciar a dieta e espero que tudo corra bem, talvez poste por aqui como está sendo a experiência, o que acham?
Olá
ResponderExcluirGente, eu nunca tinha ouvido falar disso!
Larvas na ração, que horror!
A pessoa achando e está fazendo o melhor p seu pet e vem isso!
Achei legal essa atitude de fazer uma alimentação saudavel e caseira.
Porém penso q requer muito cuidado né.
Seu post é precioso viu.
Bjss
https://solzinhodamamae.blogspot.com.br
É realmente assustador. Fiquei hiper horrorizada quando achei na ração do meu.
ExcluirEssa alimentação requer muito cuidado sim e principalmente responsabilidade. Não dá pra levar a dieta de qualquer jeito ou a saúde do cão refletirá isso.
Beijos
Que coisa terrivel larva na ração dos animais!
ResponderExcluirQuanta falta de cuidado e amor que essas empresas tem
com nossos bichinhos!
Realmente! Acreditava que isso era uma realidade bem distante até que ocorreu comigo. É difícil identificar de quem exatamente é a culpa, mas algo está bem errado nisso tudo.
ExcluirNossa, vou procurar mais sim sobre alimentação natural para cachorros. Até então eu só sabia do arroz e nem sei se é tão bom assim!
ResponderExcluirUm beijo!
www.negavaidosa.com.br
Pois é, Paola! Muito arroz branco não é legal, mas ele pode entrar na dieta balanceada direitinho. Vale a pena dar uma pesquisada mesmo que só para o conhecimento.
ExcluirBeijos
Eu vi o vídeo da ração e fiquei apavorada, pelo fato de já ter dado para o meu cachorro essa determinada ração, mas troquei e pelo o que a veterinária falou a que eu estou dando e saudável e e boa pra ele, ainda bem. Mas em relação a outros alimentos ainda fico com receio mais irei pesquisar mais .
ResponderExcluirQue bom que trocou pra uma ração legal. Também fiquei apavorada com essa situação e me sentindo culpada por já ter usado ela. A alimentação realmente exige muita pesquisa e responsabilidade.
ExcluirBeijos
Muito bacana essa alternativa! Quem tem um cãozinho, é uma vida para cuidar tbm! E merece ser cuidada com muito amor!
ResponderExcluirFalou tudo! É uma vida que depende e muito da gente.
ExcluirBeijos
A cachorra da minha irma segue uma dieta bem especifica por causa dos problemas de alergia dela. Em casos especificos, eu super apoio, mas sem ter motivo, nao vejo pq alterar a alimentaçao dos nossos pets. Um abraço e até mais!
ResponderExcluirNesses casos de alergia uma alimentação específica é boa mesmo. Que bom que nos dias atuais já contamos com bons profissionais na área da nutrição veterinária, não é?!
ExcluirBeijos
eu achei muito interessante esse tema acho que nao só os humanos mais tambem os animais tem que ter uma alimentação saudavel para uma condição melhor de vida
ResponderExcluirBLOG♥ Coisas da bueno
Realmente! A ditado que diz "nós somos o que comemos" nunca foi tão verdadeiro.
ExcluirBeijos
Esses dias vi um video no facebook em que um dono de uma cachorrinha mostrava uma ração com larvas. Fiquei horrorizada, nunca tinha pensado nisso e confiava de olhos fechados na ração das minhas cachorras. Teu post veio em boa hora, pois, depois disso fiquei mais atenta a alimentação das minhas doguinhas rs. Parabéns pelo post
ResponderExcluirObrigada, Jaque! Fico feliz que tenha te ajudado de alguma forma. Infelizmente temos que desconfiar de tudo que vamos consumir.
ExcluirBeijos
Eu acho muito importante pessoas que ainda se preocupa com os animais .Eu por exemplo gosto muito e animais no entanto não tenho tanto tempo para cuidar por isso não os tenho..
ResponderExcluirwww.robsondemorais.blospot.com.br
É verdade, Robson. Pra ter um amiguinho pet é preciso ter o mínimo de tempo para dedicar a eles. Muitas pessoas pensam que comida e teto bastam, mas não é bem assim. Espero que em breve consiga se ajustar e ter um amigão ou amigona!
ExcluirBeijos
Eu também já vivi um desespero, dei gelatina com creme de leite para meus poodles e afetou o fígado quase perdi eles, hoje com um pouco mais de experiência que tive que aprender na marra já sei o que eles podem comer e não podem. Gostei do seu post
ResponderExcluirDeve ter sido mesmo um susto, Keily! É preciso mesmo tomar cuidado com o que damos para os filhos de quatro patas. Mas todos nós já cometemos algum erro desses, o importante é aprender com eles.
ExcluirBeijos
Nossa amei seu post, eu tenho 3 filhos de 4 patas em casa e tomo muito cuidado com eles, é amor de verdade,eu não consigo intender as pessoas que abandonam nem os que vende muito menos os que maltrata, e os fornecedores de alimento deveria tomar mais cuidados com as ração dos nossos amores e também não vender nada fora da validade.
ResponderExcluirVerdade, Cris! É muito triste ver as pessoas que os tratam como objetos ou mercadoria. Quem tem e ama de verdade sabe que são como filhos. Todo cuidado é pouco e os fornecedores deveriam mesmo colocar isso na balança.
Excluiroi!
ResponderExcluirEu adorei seu post! Temos que cuidar da alimentação de nossos pets.
bjo
Importantíssimo cuidar da alimentação deles! Beijos
ExcluirParabéns pelo seu post, eu achando que estava seguro meu bebê!
ResponderExcluirÉ um absurdo essas larvas na ração dos animais! Mas posso te garantir que eu já encontrei essas larvas em biscoitos da Bauducco, fiquei chocada, nunca mais comprei nada da marca.
ResponderExcluiré sempre bom saber coisas para cuidar de nossos bichinhos sejam cães ou gatos, já que a ração é o alimento muito importante para a saúde deles.
ResponderExcluirGostei da postagem sempre tive cachorros, quando morei em no Japão me apaixonei por gatos e sempre pesquisei muito sobre alimentação e comportamento, pois lá não saberia me virar com veterinários se minha gatinha ficasse doente, devido ao idioma e monetariamente também. Então eu não descuidava de minha gatinha. Voltando para o Brasil tenho dois gatos e um cachorro, dois gatos paraenses e um cãozinho adotado aqui no Mato Grosso. Eles são demais e eu cuido muito e fico sempre de olho na alimentação dos meus queridos. Adorei sua postagem
ResponderExcluir