{Resenha} Caixa de Pássaros - Josh Malerman (Não Abra os Olhos)


Autor(a): Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 272
ISBN: 9788580576528
Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, "Caixa de Pássaros" é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

O livro "Caixa de Pássaros" é um thriller psicológico do autor Josh Malerman e narra a história de Malorie, uma jovem mulher que vive sozinha em uma casa com seus dois filhos pequenos. Logo no início do livro já podemos compreender que a história se passa em um contexto um tanto quanto sombrio e, com o passar de algumas folhas, percebemos que os personagens na verdade se encontram em um ambiante quase pós apocalíptico.  

"Em um mundo de recursos escassos, olhos vendados e um terror persistente, encarar os próprios medos é só o início da viagem." 

A narrativa do livro alterna o tempo todo entre o passado e o presente e assim nos é apresentada toda a trajetória de Malorie. Cinco anos antes do que se passa no início do livro Malorie, que morava com sua irmã mais velha, Shannon, descobre que está grávida. Junto a essa descoberta começam a ser relatados nos meios de comunicação notícias de casos inicialmente isolados, porém extremamente violentos, fato que fazia com que a população se interessasse por eles. 

intrinseca, josh malerman, resenha,

As notícias tornavam-se frequentes conforme os dias passavam e começou a ser notada uma semelhança entre elas: sempre havia um ato de violência seguido de um suicídio. Mulheres enterravam seus filhos vivos e depois se suicidavam, maridos matavam suas esposas e depois se suicidavam, pessoas mordiam outras a ponto de arrancar pedaços.

Criou-se então uma teoria de que todos esses casos ocorriam após as pessoas que cometeram o crime terem visto alguma coisa. Não se sabia ao certo o que exatamente as pessoas viam, só se sabia que, porque viam, enlouqueciam e acabam cometendo assassinatos e suicídio.  

O mundo parecia dividido entre acreditar ou não acreditar nessa teoria, porém, após os casos começarem a acontecer nos Estados Unidos e aumentarem de forma absurda, toda a população começou a se sentir ameaçada. As pessoas começaram a andar de olhos fechados o máximo de tempo que podiam, fecharam suas janelas, e então, compraram mantimentos e não saíram mais de casa.

"Cobertores tapam todas as janelas da casa. A porta da frente nunca fica destrancada nem aberta. Relatos de acontecimentos inexplicáveis têm surgido com uma frequência alarmante."


Após alguns acontecimentos terem ocorrido e o perigo de ver alguma mostrar-se claramente real, Malorie se viu obrigada a buscar ajuda, então lembrou-se de um anúncio que havia lido no jornal quando tudo começou. No anúncio havia o endereço de uma casa que apresentava-se como abrigo para quem necessita-se de ajuda no atual momento em que viviam. Malorie tinha certeza de que, estando grávida neste mundo novo, ela com certeza precisava de ajuda.

"Essas pessoas, pensa, o tipo de gente que responderia a um anúncio como aquele no jornal. Essas pessoas são sobreviventes."

Nesta casa Malorie vive com algumas pessoas por cinco anos desde que a dizimação se iniciou, já no presente, quase não existindo mais pessoas vivas, Malorie vive com seus dois filhos, que foram treinados desde que nasceram. Treinados para não ver, apenas ouvir e sobreviver. 

Em um dia, com os filhos um poucos maiores, treinados e com a neblina da madrugada os encobrindo, certa de que algo fora de seu controle está acontecendo, Malorie se encontra com os nervos a flor da pele, a tensão ao máximo, então decide que chegou a hora de deixar aquela casa e fugir para um local onde em família possa viver em maior segurança e em qualidades melhores. A viagem que ela tem pela frente é assustadora, um passo em falso e eles morrerão. Malorie se segura apenas na ideia de que treinou seus filhos muito bem para quando esse dia chegasse. 

"Ela tira a venda das crianças. Os olhos de seus filhos se abrem piscando e lutando com as luzes fortes. [...] Não entendem onde estão e olham para Malorie em busca de orientação."

intrinseca, josh malerman, resenha,

O livro "Caixa de Pássaros" é simplesmente incrível, te prende de tal forma que é impossível parar de ler até chegar ao final. O ambiente e a narrativa são super bem construídos e os personagens são maravilhosos, impossível não nos envolvermos com eles e torcermos a cada segundo para que tudo fique bem. A leitura é super recomendada e simplesmente não vejo a hora de ler mais livros do autor.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário