{Resenha} Temporada De Acidentes - Moïra Fowley-Doyle


Autor(a): Moïra Fowley-Doyle
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 256
ISBN: 9788580578942
Onde comprar: Saraiva Submarino Cultura | Amazon
Sinopse: Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. A temporada de acidentes vai começar.Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.

O livro "Temporada De Acidentes" da autora Moïra Fowley-Doyle foi, não só diferente, como muito além do esperado.
Contendo uma narrativa cheia de surpresas com uma pitada bem generosa de um lado para lá de sombrio e repleto de acontecimentos que te envolvem, segredos que te instigam e, acredite, trechos que dá um certo medo e um frio na espinha (principalmente se você é dessas pessoas que leem tarde da noite).
Mal sabia eu o que me esperava naquelas páginas.

Em "Temporada De Acidentes" é narrada a história da personagem Cara, uma adolescente que, assim como sua família, já está acostumada aos acontecimentos do mês de agosto.
A família de Cara é constituída por sua mãe, Melanie, sua irmã mais velha, Alice que, assim como ela, já estão acostumadas com a temporada de acidentes desde que nasceram e Sam, seu ex-irmão postiço.
Sam é filho de Christopher, o segundo marido de Melanie, que foi embora há alguns anos deixando o filho para trás. Sam continuou sendo considerado da família e, de alguma forma, a temporada de acidentes também o havia atingido.

"É a temporada de acidentes: acontece todos os anos na mesma época. Um período em que ossos quebrados, cortes e hematomas são frequentes."

resenhas, sinopse, temporada de acidentes, resenha temporada de acidentes, moïra fowley-doyle, resenha intrínseca, intrinseca,

O livro já começa de uma maneira bem estranha quando Cara, olhando suas fotos, percebe que Elsie está em todas elas. Mesmo nas fotos mais improváveis é possível encontrá-la em algum canto da imagem. Seu sapato, seu braço, seu cabelo sem graça. Em todas as fotos ela está presente.

Cara e Elsie haviam sido amigas por um tempo logo após a morte do pai de Cara, mas já havia anos que as duas não se falavam mais. Cara havia se afastado completamente de Elsie e até mesmo a esquecido. Até agora.

A parte mais intrigante (ou talvez não, considerando que o livro em si já é intrigante) é que quando Cara decide procurar Elsie para perguntar sobre as fotos é como se ninguém nunca houvesse ouvido falar dela.
A única informação sobre Elsie que Cara tem certeza é que ela costuma ficar na biblioteca durante o intervalo cuidando da caixa onde os aluno guardam seus segredos depois de escritos.
O fato é que Elsie não estava mais aparecendo na escola, nem mesmo na biblioteca. Cara tinha a impressão de que ela havia desaparecido, não conseguia a encontrar em lugar algum e, para as outras pessoas, é como se ela nunca tivesse existido.

"Elsie é discreta na sala de aula, ninguém percebe sua presença. É como se levasse a vida sempre no canto da moldura. A gente a esquece assim que vira a página."

resenhas, sinopse, temporada de acidentes, resenha temporada de acidentes, moïra fowley-doyle, resenha intrínseca, intrinseca,

O livro é repleto dessas situações estranhas e sombrias, de segredos e mistérios e isso deixa, não somente nós leitores, como Cara assustada, se questionando se Elsie é mesmo real.
Cheia de dúvidas e perguntas borbulhando em sua cabeça, Cara conta com Bea, sua melhor amiga, para encontrar as respostas em suas cartas de tarô.
De toda a escola parece que apenas Cara, seus irmãos e Bea sabem quem é Elsie, nem mesmo os professores parecem se lembrar dela, então é apenas com esses três companheiros que Cara poderá contar nessa estranha busca.

"- Três de ouros - Bea aponta para si, Sam e para mim, depois para as três estrelas na carta, e explica: - Se nós fizermos tudo juntos e confiarmos uns nos outros, vamos encontrar Elsie."

É quando Cara e Bea decidem entrar escondidas na secretária para olhar a ficha de Elsie que elas finalmente conseguem um endereço, mas chegando ao local, adivinhem só, elas encontram nada mais, nada menos, que uma casa abandonada.

A casa é o tempo todo retratada no livro como se tivesse vida e vontade própria. A porta da frente sempre se abre sozinha e quando se está lá dentro a sensação é de se estar sendo observada o tempo todo.
Bea, que com suas cartas de tarô era considerada a "bruxa" da escola, logo se animou com aquela casa.  Dizia que bruxas haviam morado ali e que agora a casa era assombrada.

Diga-se de passagem que Bea já era uma pessoa excêntrica de nascença, porém a casa causava um efeito sobre ela, e até mesmo sobre os outros, os fazendo agir de forma estranha, como se estivessem possuídos.

resenhas, sinopse, temporada de acidentes, resenha temporada de acidentes, moïra fowley-doyle, resenha intrínseca, intrinseca,

É então que as meninas decidem que será naquela casa que elas irão dar a festa de Halloween que estavam planejando e a casa parece gostar da ideia.
Cara tira umas fotos da casa para mostrar para seus irmãos e, na foto do quarto principal, o único quarto da casa que era vazio e tinha as portas fechadas, lá estava a sombra de Elsie atrás das cortinas.

"A casa se delicia. As paredes pulsam como um coração, o assoalho grunhe, a escada geme, e os quartos sussurram palavras doces."

Não bastasse a preocupação de estar passando pela temporada de acidentes que prometia ser a pior de todas, Cara tem outras preocupações. O sumiço de Elsie, um amor quase proibido e os segredos da família que começam a ser revelados.

Nessa temporada de acidentes um assunto que nunca foi comentado antes vem à tona: como começou a temporada de acidentes naquela família e a conclusão de que nem todos os acidentes (como a morte do tio de Cara e o grande número machucados de Alice) foram realmente acidentes. E quando é revelada a verdadeira razão da temporada de acidentes e o paradeiro de Elsie, meus amigos, é de se ficar com o queixo no chão.

O livro "Temporada De Acidentes" é um livro ótimo! Cheio de revelações que nos deixam de boca aberta. Acontecimentos pequenos que depois mostram ter um significado grande e importante na história. Sem contar no lado bonito da amizade que o livro nos passa. É realmente um livro sensacional.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário