Resenha: Entrevista Com o Vampiro de Anne Rice



entrevista com o vampiro, anne rice, lestat, louis, claudia, cronicas vampirescas, resenhas, vampiros, vampires
Editora: Rocco
Ano: 1992


   Já faz um certo tempo desde a última vez que li Estrevista Com o Vampiro, mas mesmo assim decidi fazer uma resenha dele hoje pois ele é um dos meus livros favoritos. Não poderia mesmo ser diferente se tratando dos livros vampirescos da Anne Rice.

   Alias, vale a pena citar aqui que este livro foi traduzido por ninguém mais ninguém menos que Clarice Lispector.
 Apesar de todas as incríveis Crônicas Vampirescas da escritora Anne Rice, sempre tive um interesse maior e especial em ler Entrevista Com o Vampiro já que, desde pequena, já havia assistido ao filme umas mil vezes e me encantei por ele. O filme, que apesar de não ser tão fiel ao livro, é ótimo, impagável. 

   Mas agora vamos ao que interessa: A resenha.

   A história do livro é narrada pelo vampiro Louis e tudo se inicia quando ele conta a história de sua longa vida imortal em uma entrevista para um jovem repórter, por isso o título do livro.
   Louis nasceu Pointe du Lac, era um fazendeiro do sul, no estado da Louisiana, mas que morava próximo a cidade de New Orleans. (As incríveis e amáveis histórias vampirescas de New Orleans <3)

   Filho mais velho de uma família que havia perdido o patriarca, Louis assumiu os negócios da família. 
  
   Louis tem irmão mais novo, extremamente religioso, que acaba falecendo e isso causa um grande impacto na vida de Louis, que se sente culpado pela morte do irmão.

   Carregando esta culpa Louis cai em uma vida desregrada de bebidas e noitadas, passa a “procurar a morte” achando que só ela pode acabar com a dor e a culpa que sente pelo ocorrido. É nesta procura pela morte que a “morte” o encontra. Um vampiro sádico e cruel. O fantástico Lestat.

   Na fraqueza de seu momento Louis acaba se entregando a Lestat, enfeitiçado pelo seu poder e beleza, assim cedendo à sua vontade, mas passado os momentos de paixão, Louis começa a descobrir a verdadeira personalidade de Lestat ao mesmo tempo se desencanta com sua vida imortal.

   Louis é um personagem intenso, cheio de buscas e principalmente buscas pelas respostas, respostas que o atormentam todos os dias. Respostas que Lestat nunca o sucumbe e que, talvez nem o próprio Lestat saiba. 
  
   Seriam os vampiros obra do demônio ou de Deus? Deus e o diabo existem? Seriam eles os únicos vampiros? 

   As mortes que causam são verdadeiros tormentos para a mente incansavelmente questionadora e inquieta de Louis. Todas estas perguntas e lutas dele contra o que ele próprio é acaba criando uma relação um tanto quanto conturbada entre Lestat e ele.

   Na recusa de perder a humanidade que ainda lhe resta, Louis começa a se alimentar de ratos e não de humanos. É isso que atrai a todos que o cercam. Sua alma humana em um corpo de vampiro. O seu amor pelos humanos ao mesmo tempo que tem de matá-los para sobreviver.

   Em uma noite chuvosa Louis entra em um beco e ouve uma criança chorar. Quando entra na casa de onde vem o choro ele vê uma menininha de cachos louros ao lado de sua mãe morta. A menina pede por ajuda e Louis acaba não resistindo a tentação de seu sangue. Lestat chega a tempo de ver essa cena e começa, como sempre, a zombar de Louis pela sua "dieta" falha.

   Ainda assim, Lestat percebe o quanto parecia Louis ter gostado da menina e como um pedido de desculpa a transforma em vampira para poderem viver juntos. Assim fica completo o trio vampiresco.

   A menininha, Claudia, foi inspirada na filha de Anne Rice que havia morrido há pouco tempo na época em que escreveu o livro em 1976.

   Claudia é como uma forma de manter Louis e Lestat unidos, criando um ambiente “familiar” ou uma responsabilidade quase humana para Louis, por ter de cuidar e acompanhar a criança imortal de apenas 5 anos.
  Com o passar dos anos a mente de Claudia se desenvolvia de acordo com sua idade, porém seu corpo não. Isso a tornou uma adulta manipuladora e fria com a eterna aparência de uma criança.

   Louis se liga a Claudia como não havia se ligado a ninguém depois de sua transformação, mas Claudia é agora capaz de manipular todos ao seu redor, principalmente Louis, que claro, se sente culpado pela transformação de Claudia.

   E assim a história se desenvolve. Cada um lutando com seus demônios pessoais e, muitas vezes, lutando entre eles mesmo. Louis continua a procura de suas respostas e, depois de um tempo, consegue algumas. 

   Com suas dúvidas se eles eram os únicos vampiros que existiam, Claudia e Louis partem na procura de mais vampiros e acabam conhecendo o vampiro Armand.

   Bom, é isso. Essa resenha pode ser comparada a alguns simples ingredientes do grande bolo que é esse livro. 

    Recomendo a leitura pois vale muito a pena e sim, também vale a pena ver o filme. 

    Boa leitura!
1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário

  1. Incrível! Com sua adaptação para o cinema, representou a transição entre o vampiro clássico e o atual, sendo seus personagens sedutores, e ligados a suas características humanas, mas ainda sim retratando uma Inglaterra vitoriana e personagens mórbidas.

    ResponderExcluir