Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Já faz um tempinho que não apareço por aqui, mas estou me planejando para conseguir voltar à ativa aos poucos. Parte desse planejamento me trouxe à mente a ideia de apostar em conteúdos de ensino e aprendizagem aqui.
Como sou formada em Letras, o conteúdo do blog vai passar longe de fugir do tema principal que são os livros e a literatura, só vamos nos aprofundar um pouquinho mais no assunto e acrescentar um pouquinho de português. Nada vai ser mudado por aqui, apenas somado.
Para começar essa nova etapa, decidi falar um pouquinho sobre a produção do texto dissertativo, já que o Enem está batendo na porta e, como todo mundo sabe, a redação sempre pesa bastante na nota. Espero que gostem!
A elaboração de um texto dissertativo escrito deve ser produto de um plano de trabalho, do qual fazem parte as informações e conceitos que vamos manipular, a posição crítica que queremos manifestar, o perfil da pessoa ou grupo a que nos dirigimos e o tipo de reação que nosso texto deve despertar.
Já faz um tempinho que não apareço por aqui, mas estou me planejando para conseguir voltar à ativa aos poucos. Parte desse planejamento me trouxe à mente a ideia de apostar em conteúdos de ensino e aprendizagem aqui.
Como sou formada em Letras, o conteúdo do blog vai passar longe de fugir do tema principal que são os livros e a literatura, só vamos nos aprofundar um pouquinho mais no assunto e acrescentar um pouquinho de português. Nada vai ser mudado por aqui, apenas somado.
Para começar essa nova etapa, decidi falar um pouquinho sobre a produção do texto dissertativo, já que o Enem está batendo na porta e, como todo mundo sabe, a redação sempre pesa bastante na nota. Espero que gostem!
A elaboração de um texto dissertativo escrito deve ser produto de um plano de trabalho, do qual fazem parte as informações e conceitos que vamos manipular, a posição crítica que queremos manifestar, o perfil da pessoa ou grupo a que nos dirigimos e o tipo de reação que nosso texto deve despertar.
"Em outras palavras: nosso texto dissertativo deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que nos propusemos alcançar."
Existe uma forma já consagrada para a organização desse tipo de texto. Consiste em estruturarmos o material de que dispomos em três momentos principais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
INTRODUÇÃO
É o ponto de partida do texto. Por isso, deve apresentar de maneira clara o assunto a ser tratado e também delimitar as questões referentes a esses assuntos que serão abordados. Dessa forma, a introdução encaminha o leitor, colocando-lhe a orientação adotada para o desenvolvimento do texto.
Ao confeccionar a introdução do seu texto, você pode utilizar recursos que despertem o interesse do leitor, como:
- Formular uma tese, que deverá ser discutida e provada pelo texto;
- Lançar uma afirmação surpreendente, que o corpo do texto tratará de justificar ou refutar;
- Propor uma pergunta, cuja resposta será dada no desenvolvimento e explicitada na conclusão.
DESENVOLVIMENTO
É a parte do texto em que as ideias, conceitos, informações e argumentos que você dispõe serão desenvolvidos, de forma organizada e criteriosa.
O desenvolvimento deve nascer da introdução: nesta, apontam-se as questões relativas ao assunto que será abordado; naquele, essas questões devem ser desenroladas, avaliadas - sempre por partes, de forma gradual e progressiva. A introdução já anuncia o desenvolvimento, que retoma, ampliando e desdobrando, o que lá foi colocado de forma sucinta.
O conteúdo do desenvolvimento pode ser organizado de diferentes maneiras, de acordo com as propostas do texto e as informações disponíveis.
CONCLUSÃO
É a parte final do texto, um resumo forte e sucinto de tudo aquilo que já foi dito. Além desse resumo, que retoma e condensa o conteúdo anterior do texto, a conclusão deve expor claramente uma avaliação final do assunto discutido. Nessa parte, também se podem fazer propostas de ação (que não devem adquirir ares de profecia).
Observe que cada uma dessas três partes que compõem o texto dissertativa se relaciona com as outras, preparando-as ou retomando-as. É um procedimento que já conhecemos e investigamos quando estudamos os conceitos de repetição, progressão, não-contradição e relação:
O texto se tece acrescentando àquilo que já foi dito e o que se vai dizer.
Referência: INFANTE, Ulisses. Texto ao texto. curso prático de leitura e redação. São Paulo: Editora Scipione, 2000. 6. ed. p. 160-161.