Citações Favoritas de "O Morro dos Ventos Uivantes"

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Depois de ter ficado um tempinho ausente aqui do blog, cá estou eu trazendo um post super amor com algumas das minhas citações favoritas do livro "O Morro dos Ventos Uivantes" da autora Emily Brontë. Quem já acompanha o blog sabe o quanto eu amo esse livro, então senta e se prepara porque lá vem muitas citações.

"É capaz de amar e de odiar com igual dissimulação e de considerar impertinência a retribuição desse ódio ou desse amor."

"Nunca lhe confessei abertamente o meu amor, mas, se é verdade que os olhos falam, até um idiota teria percebido que eu estava perdidamente apaixonado."

"Um homem verdadeiramente sensato encontra em si próprio a companhia de que precisa."

"A senhora sabe... quando às vezes estamos sentados e na nossa frente está uma gata entretida lambendo as crias e nós ficamos de tal forma absortos em assistir à operação que, se ela se esquece de uma orelha que seja, nos irritamos?"


" - Nada, nada. Olha apenas para aquele calendário - olhou para a folha pendurada ao lado da janela e continuou:
    - As cruzes significam os dias que passaste com os Linton. Os pontos marcam as tardes que passaste comigo. Vês? Marquei os dias todos.
    - Sim, e depois? Que grande bobagem. Como se eu reparasse nessas coisas! - replicou Catherine, irritada. - E para que serve isso, vais me dizer?
     - Serve para te mostrar que eu me importo contigo - Respondeu Heathcliff."

"- Por que é que o ama, srta. Cathy?
  - Que disparate de pergunta, amo-o, é tudo."

"Amo o chão que ele pisa e o ar que ele respira e tudo o que ele toca e as palavras que ele diz. Amo o seu aspecto, e os seus atos, amo-o inteiro, integralmente."

"Já tive sonhos que nunca mais me abandonaram e que me mudaram as ideias; espalharam-se dentro de mim, como vinho se espalha na água, e alteraram a cor dos meus pensamentos."

"... ele nunca saberá como eu o amo; e não é por ele ser bonito. Nelly, mas por ser mais parecido comigo do que eu própria. Seja qual for a matéria de que as nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais."

"Os meus grandes desgostos neste mundo foram os desgosto de Heathcliff, e eu acompanhei e senti cada um deles desde o início; é ele que me mantém viva. Se tudo o mais perecesse e ele ficasse, eu continuaria, mesmo assim, a existir; e, se tudo o mais ficasse e ele fosse aniquilado, o universo se tornaria para mim uma vastidão desconhecida, a que eu não teria a sensação de pertencer. O meu amor pelo Linton é como a folhagem dos bosques: irá se transformar com o tempo, sei disso, como as árvores se transformam com o inverno. Mas o meu amor por Heathcliff é como as penedias que nos sustentam: podem ser um deleite para os olhos, mas são imprescindíveis. Nelly, eu sou Heathcliff. Ele está sempre, sempre, no meu pensamento. Não por prazer, tal como eu não um prazer para mim própria, mas como parte de mim mesma, como eu própria."

"Podes torturar-me até a morte, se quiseres, mas permite que me divirta também um pouco. E tenta insultar-me o menos possível. Depois de arrasares o meu palácio, não penses que podes construir uma cabana e vangloriares-te da tua generosidade ao oferecê-la para eu morar."


"Quem me dera estar ao ar livre. Quem me dera ser de novo aquela criança meio selvagem, audaciosa e livre... e rir das ofensas em vez de me preocupar com elas! Por que estou tão mudada? Por que ferve o meu sangue com tanta facilidade com umas míseras palavras?"

"No momento em que o interesse dela acabasse, eu iria arrancar-lhe o coração e beber seu sangue."

"Nem que ele a amasse com toda a força da sua vil existência, seria capaz de amá-la tanto em oitenta anos como eu num só dia."

"Se ela quiser partir, é livre para fazê-lo. O incômodo da sua presença é bem maior que o prazer de poder atormentá-la!"

"- Gostaria de poder abraçar-te até morrermos os dois! - prosseguiu ela amargamente. - Não importa o que sofresses! Por que não hás de sofrer, se eu sofro tanto! Será que vais me esquecer? E ficarás muito contente quando eu estiver debaixo da terra? E, daqui a vinte anos, dirás junto à minha sepultura: Aqui jaz Catherine Earnshaw. Ameia-a há muitos anos e perdê-la dilacerou-me o coração; mas tudo isso são coisas do passado. Depois dela, já amei outras mulheres... os meus filhos são mais caros para mim do que ela foi, e, quando morrer, não me sentirei feliz por ir junto dela; muito pelo contrário, vou me lamentar por abandonar meus filhos e netos. Não será assim, Heathcliff?"


"- Se me amavas por que me deixaste? Com que direito? Responde-me! Por causa de mera inclinação que sentias pelo Linton? Pois não foi a miséria, nem a degradação, nem a morte, nem algo que Deus ou Satanás pudessem enviar, que nos separou. Foste tu, de livre vontade que o fizeste. Não fui eu que despedacei teu coração, foste tu própria. E, aos despedaçares o teu, despedaçaste o meu também. Tanto pior para mim, que sou forte e saudável. Se eu desejo continuar a viver? Que vida levarei quando... Oh! Meu Deus! Gostarias tu de viver com a alma na sepultura?"

"Oh! Disseste que não te importavas que eu sofresse! Pois o que eu te digo agora, vou repetir até que a minha língua paralise: Catherine Earnshawm enquanto eu viver não descansarás em paz! Disseste que te matei. Pois então assombra-me a existência! Os assassinados costumam assombrar a vida dos seus assassinos,  e eu tenho certeza de que os espíritos andam pela terra. Toma a forma que quiseres, mas vem para junto de mim e me enlouquece! Não me deixes só, neste abismo onde não te encontro! Oh! Meu Deus! É indescritível a dor que sinto! Como posso viver sem minha vida?! Como posso eu viver sem a minha alma?!"

"Entreguei-lhe o meu coração e ele se apoderou dele, destroçou-o e, depois, o devolveu."

"Um esperou, e o outro desesperou. Cada um escolheu o seu destino, condenado a cumpri-lo até o fim."

"Mas o que não associo eu a ela? O que não a traz à minha memória? Se olho para estas lajes, vejo nelas gravadas as suas feições! Em cada nuvem, em cada árvore, na escuridão da noite, refletida de dia em cada objeto, por toda a parte eu vejo a sua imagem! Nos rostos mais vulgares de homens e de mulheres, até as minhas feições me enganam com a semelhança. O mundo inteiro é uma terrível coleção de testemunhos de que um dia ela realmente existiu e a perdi para sempre!"

"No entanto, aquele velho ali sentado perto da lareira garante que, desde a morte de Heathcliff, vê a ele e a ela na janela do quarto nas noites de tempestade."  
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário