Olá, pessoal!
Já chegamos em março (olha o ano voando mais uma vez) e nesse mês, mais precisamente hoje, comemoramos o Dia Das Mulheres. Claro que eu não podia deixar esse dia passar sem fazer um 5 Livros especial não é mesmo?!
Então vamos lá pegar um bloquinho para anotar os 5 Livros desse mulheril tão importante para a literatura.
1 - Agatha Christie
Conhecida como Rainha do Crime Agatha Christie é a maior escritora de romances policiais de todos os tempos. Seus pais até tentaram fazer com que ela seguisse a carreira de cantora lírica ou pianista, porém Agatha preferiu os contos.
Com mais de 90 livros publicados e traduzidos em todo o mundo, além dos consagrados contros e romances de mistério, Agatha também publicou seis romances com o pseudônimo de Mary Westmacott.
Título: O Misterioso Caso De Styles
Autor(a): Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Ano: 2014
Páginas: 288
ISBN: 9788525057037
Sinopse: Nova edição do primeiro livro de Agatha Christie traz capítulo original ainda não publicado no Brasil. O capítulo original de O Misterioso Caso De Styles foi reconstituído por John Curran a partir dos cadernos de anotação da autora. Quatro anos após Agatha Christie escrever O Misterioso Caso De Styles, seu primeiro livro, e após a recusa de vários editores, John Lane decide publicar seu livro, mas com uma ressalva: que ela reescrevesse o capítulo onde toda trama é revelada por Poirot. No original a revelação se dá num tribunal, e na alteração solicitada por Lane, a revelação é feita na sala de estar da propriedade de Styles Court. Sem saber John Lane fundava aí um dos maiores lugares-comuns do romance policial. A engenhosidade e astúcia de Agatha Christie são assombrosas, com uma narrativa fluída e envolvente ela apresenta uma história instigante: a partir da morte da matriarca de Styles Court se desenrola uma complexa trama, suicídio ou envenenamento? Quem teria interesse em assassinar Mrs. Emily Inglethorp? Como juntar este desconexo quebra cabeças de provas e evidências? Através da narrativa de Mr Hastings, vamos nos aproximando das personagens desta misteriosa intriga: o estranho Alfred Inglethorp esposo de Mrs. Inglethorp e principal suspeito do crime, John e Laurence Cavendish, filhos de Mrs. Inglethorp, Mary Cavendish esposa de John, Evelyn Howard, governanta da casa, e Cynthia Murdoch, protegida de Mrs. Inglethorp, são os moradores da casa e cada um deles tem algo a esconder. O Misterioso Caso de Styles é o primeiro livro de Agatha Christie e com ele a autora mostra por que é uma das grandes mestres do romance policial do século XX. Trata-se, sem dúvida, de uma obra prima; com um fôlego surpreendente ela apresenta um universo repleto de mistério e suspense. A figura excêntrica e cativante de Hercule Poirot se apresenta com tamanha perspicácia e argúcia que arrebata, é quase impossível não admirar o extraordinário detetive, bem como, não se identificar com o carismático Hastings.
2 - Jane Austen
Jane Austen criou a comédia de costumes, retratando a sociedade da época e introduzindo personagens ordinários. A narrativa de Jane predomina os diálogos cheios de ironia e a reflexão de valores como orgulho, vaidade, ambição e preconceito.
Título: Orgulho e Preconceito
Autor(a): Jane Austen
Editora: Matin Claret
Ano: 2009
Páginas: 320
ISBN: 9788572326919
Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
3 - Clarice Lispector
Clarice Lispector narra seus textos de maneira intimista e as impressões e sentimentos dos personagens assumem a primeiro plano. Sua narrativa é também dominada pelo tempo psicológico (o tempo filtrado pelas vivências psicológicas das personagens), isso justifica a ausência de linearidade.
Assumidamente brasileira Clarice inaugurou a prosa introspectiva no Brasil.
Título: A Hora Da Estrela
Autor(a): Clarice Lispector
Editora: Rocco
Ano: 1998
Páginas: 88
ISBN: 9788532521279
Sinopse: Último livro escrito por Clarice Lispector, "A Hora Da Estrela" é também uma despedida. Lançada pouco antes de sua morte em 1977, a obra conta os momentos de criação do escritor Rodrigo S. M. (a própria Clarice) narrando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa.Em "A Hora Da Estrela" Clarice escreve sabendo que a morte está próxima e põe um pouco de si nas personagens Rodrigo e Macabéa. Ele, um escritor à espera da morte; ela, uma solitária que gosta de ouvir a Rádio Relógio e que passou a infância no Nordeste, como Clarice. Na Dedicatória do Autor, um pequeno texto que introduz a história propriamente dita, a autora dedica a obra e ela própria à música de Schumann, Beethoven, Bach, Chopin, Stravinsky, Richard Strauss, Debussy, Marlos Nobre, Prokofiev, Carl Orff, Schönberg e outros "que em mim atingiram zonas assustadoramente inesperadas".A despedida de Clarice é uma obra instigante e inovadora. Como diz o personagem Rodrigo, "estou escrevendo na hora mesma em que sou lido". É Clarice contando uma história e, ao mesmo tempo, revelando ao leitor seu processo de criação e sua angústia diante da vida e da morte.Macabéa, a nordestina, cumpre seu destino sem reclamar. Feia, magra, sem entender muito bem o que se passa à sua volta, é maltratada pelo namorado Olímpico e pela colega Glória. Os dois são o seu oposto: o metalúrgico Olímpico sonha alto e quer ser deputado, e Glória, carioca da gema e gorda, tem família e hora certa para comer. Os dois acabam juntos, enquanto Macabéa, sozinha, continua a viver sem saber por que está vivendo, sem pensar no futuro nem sonhar com uma vida melhor. Até que um dia, seguindo uma recomendação de Glória, procura a cartomante Carlota, uma ex-prostituta do Mangue, que revela a Macabéa toda a inutilidade de sua vida. Mas também enche-a de esperança, prevendo a paixão por um estrangeiro rico, com quem ela iria se casar.Ao sair da casa da cartomante, num beco no subúrbio carioca de Olaria, ainda atônita com o que ouvira, Macabéa tenta atravessar a rua, mas é atropelada por um Mercedes. Estirada na paralelepípedo, com curiosos à sua volta, pronuncia suas últimas palavras – "quanto ao futuro" –, também um dos vários títulos de "A Hora Da Estrela".A morte de Macabéa é também a morte de Clarice. Incorporada ao escritor Rodrigo, a autora diz: "Macabéa me matou. Ela estava enfim livre de si e de nós. Não vos assusteis, morrer é um instante, passa logo, eu sei porque acabo de morrer com a moça."
4 - Cecília Meireles
Cecília Meireles ganhou vários prêmios por seus livros. Professora, poeta e uma das primeiras vozes femininas de grande expressão na literatura brasileira era fortemente influenciada pelo simbolismo.
Sua poesia intimista também revelava desencantos e trazia reflexões de temas que retratam a vida, o amor e o tempo.
Título: Ou Isto Ou Aquilo
Autor(a): Cecília Meireles
Editora: Nova Fronteira
Ano: 1990
Páginas: 72
ISBN: 9788520901977
Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1964, "Ou Isto Ou Aquilo", de Cecília Meireles, ocupa seu posto de destaque na literatura infantil brasileira. Os poemas que compõem este livro estão presentes na memória afetiva de gerações de leitores, que se sentem envolvidos pelos novelos das histórias contadas por Cecília.Brincando com as palavras, a autora cria um universo encantador com a borboleta no jardim, a bela bola que rola, a casa da avó, a água da chuva e a lua, que aparece depois da chuva, e pinta outras cenas que somente a sensibilidade de Cecília Meireles tem o dom de revelar.
5 - Virginia Woolf
Virginia Woolf é considerada ícone do modernismo e inovou ao expor em sua narrativa o fluxo de consciência de seus personagens.
A escritora britânica também escreveu alguns ensaios e romances pioneiros sobre literatura.
Título: Um Teto Todo Seu
Autor(a): Virginia Woolf
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2004
Páginas: 139
ISBN: 9788520916346
Sinopse: Celebrada como uma das mais importantes romancistas do século XX, Virginia Woolf mostra em "Um Teto Todo Seu" uma faceta de sua produção literária que cada vez mais vem sendo elogiada por seus estudiosos: a ensaística. Nele, a autora inglesa traça um brilhante painel da presença feminina na literatura - não como personagem, mas como escritora - ao longo do tempo. E chega à conclusão de que, se Shakespeare tivesse tido uma irmã tão brilhante e vocacionada quanto ele, ela certamente teria tido uma vida miserável e se matado ainda jovem, porque, às mulheres do século XVI, não era permitido outro papel senão o de trabalhadoras domésticas escravas ou animais de estimação. Em outras palavras, mulheres escritoras só começam a surgir a partir do momento em que lhes foi dado o direito de ter uma renda pessoal e um teto todo seu.
Fonte: Estante Virtual