Resenha: O Lado Bom da Vida de Matthew Quick

Editora: Intríseca
Ano: 2013

o lado bom da vida, livro, book

   Esse é, simplesmente, um livro que te faz começar a ver a vida de outra maneira. 

  A história de Pat, sem dúvida, mexe com os leitores e vai fazer você se identificar em alguns ou vários momentos. 

   O Lado Bom Da Vida" conta a história de Pat Peoples, um ex-professor na casa dos seus trinta anos.

   O livro começa quando a mãe de Pat encontra ele malhando no jardim da instituição psiquiátrica onde ele está internado. Pat costuma chamar este lugar de "lugar ruim". 

   Neste dia a mãe de Pat toma toda a responsabilidade para ela e finalmente o tira da instituição e o leva de volta para casa.

   Em um diálogo no caminho para casa Pat cita Nikki, sua ex mulher e neste momento nós leitores logo podemos perceber que ele não tem nenhuma ideia de tudo que aconteceu para ele ser internado no lugar ruim ou de quanto tempo ele estava lá. 

   Pat só consegue se lembrar de que ele e Nikki estão tendo "um tempo separados" e que agora ele está trabalhando para ser uma boa pessoa para esse tempo separados acabar.

   A narrativa também transmite a má relação entre Pat e seu pai. Mesmo depois de tanto tempo internado seu pai mal lhe olha ou lhe dirige a palavra depois de sua volta para casa. 

   O momento de maior interação entre pai e filho é durante as partidas de futebol dos Eagles, time por qual o pai de Pat é fanático. Ainda assim esse pequeno momento dos dois acontece somente pelo simples fato do pai perceber que mesmo depois de tanto tempo Pat continua sendo torcedor do time.

   Mas o humor do pai sempre depende da vitória dos Eagles e como, nem sempre o time ganha, nem sempre Pat tem uma oportunidade de ficar próximo do pai devido ao mal humor.

   Pat acredita que a vida é como um filme que no meio sempre passa por momentos difíceis para finalmente chegar ao final feliz e, ainda trabalhando em ser uma pessoa melhor para reconquistar Nikki, Pat adota o lema "estou praticando ser gentil em vez de ter rasão", começa a ler os livros que Nikki costumava ler para seus alunos (se decepcionando com muitos deles por contarem histórias tão negativas e de desamor), malhava todos os dias para ficar em forma e depois de toda a bateria de exercícios ia correr.

   E foi em uma dessas corridas que Pat reencontra Ronnie, um velho amigo. Depois de uma breve conversa Ronnie convida Pat para jantar com ele e Veronica, sua esposa.

   Eis que no jantar Pat conhece Tiffany, irmã de Veronica e ali começa uma história que vale muito a pena ser lida.

   Tiffany de alguma forma descobre os horários que Pat corre e começa a seguir-lo, sempre em silêncio. 

   Pat conta esses acontecimento para Cliff, seu terapeuta, que recomenda que Pat convide Tiffany para sair. Quem sabe assim ela para de segui-lo? Mas na verdade, Pat e Tiffany se aproximam cada vez mais. 

   Tiffany também faz tratamentos com uma terapeuta desde que seu marido morreu. Depois da morte dele Tiffany ficou depressiva, sempre explosiva, acabou perdendo o trabalho também. 

   E por causa dessas mudanças de humor de Tiffany (e algumas vezes de Pat) nem sempre os encontros deles aconteciam de uma forma tão amigável. E aí nasceram as frases marcantes como: "Você acha que eu sou mais maluco que você?", "Sempre haverá uma parte de mim que será detestável. Mas eu gosto disso."

   Em um de seus encontros Tiffany entrega um papel a Pat e diz para ele ler somente quando estivesse de bom humor, o que leva alguns dias.

   No papel Tifanny propõe Pat a ajudar ela em um concurso de dança onde ela precisa de um par e, em troca, ela ajudaria ele a se reaproximar de Nikki.

   Depois de muita água que ainda tem para rolar por baixo dessa ponte, o livro termina com Pat e Tiffany deitados em um campo de futebol, abraçados e tremendo de frio quando Tiffany diz: "Eu preciso de você Pat Peaples, eu preciso de você para caralho." e ele responde: "Acho que também preciso de você".

   Ainda tem muita coisa que poderia ser dita aqui de um livro tão incrível e rico como "O lado bom da vida". 

   Vocês devem estar se perguntando: O que aconteceu para o Pat ser internado no lugar ruim? Quanto tempo ele realmente ficou lá? O que aconteceu com a Nikki? E tudo isso é explicado de uma forma esplêndida no livro, de uma forma que eu jamais conseguiria passar tão bem para vocês por uma resenha, então, deixo para vocês lerem. Super recomendo esse livro.

Boa leitura!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário